Palestra, falas políticas e dinâmicas de descontração marcam o Dia do(a)s Aposentado(a)s e pensionistas no Sintespb

O Dia dos Aposentado(a)s e Pensionistas no Sintespb, realizado na manhã desta terça-feira(24), no auditório da entidade foi marcado por várias atividades e levou um significativo número de filiados ao evento.
A abertura da programação contou com as boas vindas do coordenador da pasta, que promoveu o evento, Claudionor Crisóstono de Sousa. Na sua fala, ele agradeceu a presença de todos e todas e destacou a importância de atividades dessa natureza para a integração e mobilização do segmento dos aposentados e pensionistas com o objetivo de deixá-los informados da luta do sindicato por seus direitos.
Ele acrescentou que nos últimos 4 anos os aposentados não obtiveram nenhum ganho. “Só perdas, com a reforma trabalhista e da previdência, sem falar no congelamento de salários. Agora estamos no tempo da esperança em dias melhores, o Governo Lula já acena com um reajuste de 19,09%, divididos em três parcelas, sendo a primeira a ser paga já no salário de fevereiro. E Lula já prometeu que todo o servidor, incluindo, claro, nós aposentados, terá a reposição de todas as perdas salariais, logo estamos vivendo mesmo um tempo de muita esperança”, concluiu.
Após a sua fala, houve uma mística, onde foi cantado um louvor ao Espírito Santo, por Claudiana do Nascimento, convidada para esta atividade; seguida de um saboroso café da manhã. Concluído o lanche, as pessoas foram convidadas a voltar ao plenário para dar prosseguimento à programação. Antes de iniciar a palestra ‘Valorização da Vida e as vivências nos dias atuais’, a ministrante Luzinete Nascimento, numa forma de promover descontração aos presentes aplicou uma dinâmica que promovia o abraço.
A coordenadora de Saúde do Sintespb, convidada para apresentar o tema, Luzinete Nascimento, fez uma retrospectiva de todas as fases da vida do ser humano e ressaltou a importância de se viver bem todas elas, dando ênfase à faixa etária de 40 a 65 e após 75. Na sua abordagem, ela salientou que a fase da aposentadoria, que coincide mais com a terceira idade, é um período que se deve aproveitar bem e com saúde. “Fazer tudo o que se quer fazer, com prazer e leveza”, disse.
Concluída a palestra foi aberto o debate, onde os presentes puderam fazer uso da palavra, enfocando também a importância do segmento mesmo gozando da merecida aposentadoria não se afastar da luta e do seu sindicato.
O vereador de João Pessoa, Marcos Henriques, prestigiou o evento, e fez uso da palavra para parabenizar os aposentados, pensionistas e diretores do Sintespb pela organização do evento. No seu discurso de saudação, ele também reforçou a necessidade dos aposentados continuarem mobilizados e atuantes na luta por direitos e também na escolha de seus representantes no Executivo e nos parlamentos.