Ato reúne servidores e estudantes da UFPB e IFPB em João Pessoa para cobrar do Governo reajuste salarial e mais recursos para a Educação

Os servidores técnico-administrativos, professores da UFPB, servidores e estudantes do IFPB fizeram, na tarde desta quarta-feira (17), um ato unificado em João Pessoa, para cobrar do governo federal reajuste já, com vistas à campanha salarial 2024, reestruturação da carreira e mais verbas para as universidades e institutos federais.

O ato começou no pátio do Instituto Federal da Paraíba com o esquenta dos estudantes e às 16 horas os manifestantes saíram em caminhada pelas ruas próximas ao IFPB em direção ao Mercado Público do Bairro de Jaguaribe, onde foi concluída a atividade com a distribuição de material informativo, que objetivava explicar à população as razões do protesto e do movimento grevista.

A atividade foi articulada e organizada  na Paraíba pelo Sintespb, Sintefpb, Adufpb e entidades representativas do movimento estudantil, contando com o apoio da CUT-PB e CTB.

Os técnicos administrativos da UFPB estão em greve desde 11 de março e os servidores dos institutos federais na Paraíba aderiram no início desse mês. Já os docentes da UFPB estão com indicativo de greve deflagrado e paralisaram suas atividades nessa quarta-feira para se integrar à agenda nacional de mobilização, que faz parte da Jornada de Lutas, convocada pelo Fórum Nacional de Entidades dos servidores públicos-FONASEFE, do qual a Fasubra e ANDES fazem parte.

A Jornada de Lutas com o slogan “NÃO ACEITAREMOS 0% DE REAJUSTE”, tem como palco principal Brasília, e foi marcada pela grande Marcha na Esplanada dos Ministérios, reunindo milhares de trabalhadores e trabalhadoras do Serviço Público Federal, reivindicando a defesa dos serviços públicos, pela reestruturação das carreiras do serviço público, melhores condições de trabalho, recomposição salarial, reajuste dos benefícios e revogação das medidas que atacam os serviços e os servidores públicos.