Comunidade universitária elege Terezinha e Mônica para Reitora e vice Reitora da UFPB

A comunidade universitária da UFPB elegeu pela segunda vez consecutiva, em consulta prévia, através do voto secreto e paritário, realizada nesta quinta-feira (25), em todos os campi da instituição, as professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, para os cargos de Reitora e Vice Reitora, respectivamente.

A vitória da Chapa 1 – “UFPB: Inovação com inclusão”, pela qual concorreram Terezinha e Mônica, foi proclamada nas primeiras horas dessa sexta-feira, pela Comissão Apuradora dos votos, embora bem antes da divulgação do resultado oficial, os seus apoiadores já estivessem comemorando, dado o favoritismo da Chapa nas urnas apuradas.

Mais uma vez as professores Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega ocupam a primeira posição, bem à frente dos seus concorrentes, na lista tríplice da escolha de reitor(as) e vice-reitor(as) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A dupla vencedora obteve 67,95% dos votos, contra 26,37% da Chapa 2, formada por Lucídio Cabral e João Euclides, e apenas 6,67% da Chapa 3, do interventor Valdiney Gouveia e Rita Pereira.

De acordo com o boletim de apuração, considerando os votos padronizados (calculados a partir da paridade de 1/3 de professores, técnicos administrativos e estudantes), a chapa 1 alcançou 4.227 votos, a chapa 2 ficou com 1.578 e a chapa três, com 415 votos.

A vitória esmagadora da Chapa 1, que contou com o apoio das forças e movimentos progressistas interno e fora da universidade, foi explicada, principalmente, como forma de reparação política, já que no pleito passado, em período sombrio da sociedade brasileira, a democracia foi desrespeitada, e o escolhido para o cargo máximo da UFPB foi o que obteve o menor número de votos, o atual Valdiney Gouveia, que desta feita também repetiu o mesmo terceiro lugar. Na conjuntura atual, de Governo democrático-popular, espera-se que a justiça seja feita e a vontade da maioria manifestada por meio do voto seja respeitada.

Próximos passos: Serãoa homologação da consulta prévia pelo Conselho Universitário(Consuni) da UFPB e depois a lista tríplice com os três primeiros nomes mais votados para cada cargo será enviada ao Ministério da Educação e Cultura(MEC), que, por sua vez, entregará ao presidente da Republica para a decisão final  de nomear o/a escolhido(a) para dirigir os destinos da Universidade Federal da Paraíba.

Conheça mais sobre as vencedoras do pleito:

– Terezinha Domiciano é professora titular do Departamento de Ciência Animal do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA), no campus III, em Bananeiras, no Brejo paraibano. Ela atuou no movimento estudantil universitário e tem experiência em pesquisa e extensão. Na UFPB, exerceu funções administrativas de chefe de departamento e laboratório, assessoria de pesquisa, coordenação de projetos institucionais. Foi vice-diretora e diretora do CCHSA por dois mandatos.

–  Mônica Nóbrega é professora associada da UFPB e tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise lacaniana, linguística saussuriana, produção de sentidos, discurso e linguística saussuriana. É diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no campus I, em João Pessoa, desde janeiro de 2013.