2ª audiência com Reitoria da UFPB aponta para definição dos principais pontos da pauta apresentada pelo SINTESPB

Na segunda audiência do ano, realizada na manhã desta quarta-feira(25), com o reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, e sua equipe, contando com a presença de quatro representações da Direção Colegiada do Sintespb, para tentar definir os pontos da pauta de reivindicações da categoria técnico-administrativa, apresentada e discutida na semana passada, acenou para a resolução de alguns itens importantes.
No início da reunião, o reitor Valdiney Gouveia comunicou que a audiência com o Ministério Público Federal para decidir o arquivamento do processo de cessão de funcionários do regime jurídico único, que trabalham no Hospital Universitário, à EBSERH, foi agendada para o próximo dia 07 de fevereiro, às 09:00 horas, e deverá contar com a presença de dois diretores do Sintespb.
O reitor solicitou que o Sintespb fundamente bem e apresente as justificativas cabíveis na defesa para que haja o arquivamento do processo de cessão, acabando de vez essa peleja e não necessite mais prorrogação de portaria.

ASSÉDIO:
O segundo ponto a ser discutido foi sobre a questão do assédio moral, que desta vez contou com a presença da Pró-reitora da PROGEP, Rita de Cassia de Faria Pereira, que informou já ter enviado ao Ministério Público do Trabalho todas as indagações solicitadas pelo órgão com vistas à instrução do processo sobre a denúncia que está sendo apurada e que vai enviar também ao Sintespb.
A Reitoria propôs para dirimir a prática de assédio moral no âmbito da UFPB um trabalho de conscientização conjunto com o Sintespb e ADUFPB, assim como a promoção de um ciclo de palestras enfocando o tema e a elaboração de uma cartilha educativa.
A representação do Sintespb presente à audiência elogiou a proposta de parceria, mas disse que só com a adoção de medidas preventivas não se combate o assédio, mesmo porque já existem muitas denúncias de casos praticados e essas pessoas, que são filiadas ao Sintespb cobram da entidade uma resposta concreta. A Direção do Sintespb cobrou da Reitoria, através da PROGEP, a apuração rigorosa desses casos e se comprovados, a punição imediata aos que praticaram o assédio que é um crime previsto em lei.

SITUAÇÃO DO ALUGUEL DA SEDE:
Na reunião desta quarta-feira, a pedido do Sintespb, foi acrescentado o ponto sobre a cobrança do aluguel da sede, Valdiney disse que é sua intenção resolver essa polêmica de forma justa. Ele precisou se ausentar, pediu licença e deixou a vice-reitora Liana Filgueira para concluir a reunião.
A superintendente de Orçamento e Finanças da UFPB, Nicolle Sales da Costa, disse que a UFPB vai realizar uma pesquisa de mercado para aplicar de forma mais democrática e equitativa o reajuste aos imóveis, atribuindo os valores nos preços dos aluguéis das entidades de classe, tipo DCE, ASIP, ADUFPB e Sintespb, inferiores aos de outros imóveis como instituições bancárias e comerciais.