+1 - 0  by /2 Comentários

Sintespb consegue suspender reajuste abusivo da Geap para filiados

A Geap, de forma administrativa, acatou a solicitação do Sintespb de respeitar a vigência da liminar impetrada pela Assessoria Jurídica da entidade e suspender o reajuste abusivo do Plano de Saúde assim como a imediata restituição dos valores cobrados de forma indevida a todos seus filiados.

A Geap informou que a partir da folha de dezembro que recebe em janeiro não será mais cobrado o índice do reajuste questionado e também nesse período será efetuada a restituição do que foi cobrado a mais, de todos os meses.

A polêmica começou no final de outubro do ano passado quando a Adufpb teve sua liminar cassada e a Geap resolveu aplicar o reajuste para todos os beneficiários, incluindo os servidores técnico-administrativos da UFPB, desrespeitando a liminar impetrada pelo Sintespb.

Como medida para resolver essa situação, a assessoria jurídica do Sintespb de imediato fez uma petição ao juiz comunicando o descumprimento da liminar por parte da Geap, incluindo a proteção de todos os filiados do sindicato, mas até o momento a Justiça ainda não se pronunciou. “Então o caminho que nós encontramos mais rápido para diminuir o prejuízo dos nossos filiados foi através da via administrativa”, explicou Clodoaldo Gomes, secretário geral da entidade.

No entanto, a Geap só reconhece como parte da ação aqueles servidores filiados até 2016 e que ainda permanecem nos quadros do Sintespb até os dias atuais. Para isso, solicitou uma lista da entidade contendo os nomes e período de filiação. Por outro lado, o advogado Ivamberto Carvalho já fez um adendo informando que a liminar inclui todos os sindicalizados do Sintespb, independente do ano de filiação.

Na opinião de Clodoaldo Gomes, mesmo a Geap sendo um plano de autogestão, não vem se comportando como deveria. “Cada dia mais tem ignorado o interesse dos seus beneficiários, com ênfase apenas na busca do lucro, sem procurar compreender a capacidade de pagamento dos servidores que estão há vários anos sem reajuste”, ressaltou.

1. Rossini Arruda Teixeira

Eu era da Geap a dois meses atrás mais sai porque não consegui mais pagar é ainda sou do sindicato é paguei muitos anos a Geap quero saber de Dr. Mamberti se eu vou receber esses valores cobrados indevidamente?

2. Rossini Arruda Teixeira

Isso é um absurdo.