+0 - 0  by /Nenhum comentário

SINTESPB se integra à programação do Dia das Mulheres Negras da América Latina e do Caribe e Tereza de Benguela

O SINTESPB, através das Diretorias da Mulher e de Raça, Gênero e Etnia, que têm à frente Glaucia Vinã e Lourdes Teixeira, respectivamente, se integrou à vasta programação elaborada pelos Movimentos de Mulheres e Negro da Paraíba, para comemorar o Dia das Mulheres Negras da América Latina, do Caribe e Dia Nacional de Tereza Benguela.

O auditório do SINTESPB foi palco, na última terça-feira, dia 23, à noite, da atividade denominada “Recontando nossas histórias, nossos passos vêm de longe”, atividade que objetivou resgatar a ancestralidade e fazer um tributo às gerações de mulheres negras passadas, valorizando as lutas de combate ao racismo, que ainda perdura na sociedade brasileira até os dias de hoje.

Para contar as histórias de seus ancestrais e suas experiências de superação, foram escolhidas cinco mulheres, que têm uma trajetória brilhante e de sucesso, através dos desafios enfrentados dia a dia, que além do crescimento pessoal, ou seja, de vencer na vida por seu esforço, carregam no nome a referência de sua luta nos movimentos sociais. As homenageadas foram a assistente social e representante das religiões africanas, Terlúcia Silva, a psicóloga, mestre e doutoranda Socorro Pimentel, que já foi secretária de combate ao racismo do PT e milita ainda neste segmento no partido; a educadora e percussora do movimento negro na Paraíba, Tutu Carvalho; a cabelereira especialista na moda afro, Rita Black; a comendadora da cultura popular, emboladeira de coco, Vô Mera, a atriz e educadora popular Dora Delfino e a professora baiana Vãnia Fonseca.

A presidente do SINTESPB, Geralda Victor, fez a abertura oficial do evento, dando boas vindas às mulheres presentes, contando uma música de Tom Oliveira que é uma exaltação ao povo paraibano e nordestino no geral, para se contrapor ao discurso pejorativo e preconceituoso do presidente da República com a nossa região e nosso estado.

A Diretora de Raça, Gênero e Etnia, Lourdes Teixeira, serviu como mestre de cerimônia do evento, que foi encerrado com a entrega de troféus a cada uma das homenageadas e um coquetel.

No próprio dia alusivo à comemoração, 25 julho, um cortejo foi realizado no Centro de João Pessoa para lembrar a data e reafirmar a luta contra o racismo. A programação termina no próximo sábado, 27 de julho, aniversário de 40 anos de nascimento da vereadora carioca Marielle Franco, brutalmente assassinada pela milícia do Rio, por defender direitos humanos e os jovens negros da periferia.  

+ 0 - 0

  Comentários do artigo

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.