SINTESPB se integra à campanha em Defesa do SUS lançada pela CUT

Em tempos de pandemia do novo coronavirus, onde um maior número de pessoas necessita do atendimento de saúde pública, nada mais oportuno do que lembrar da importância e valorização do Sistema Único de Saúde-SUS e é nessa conjuntura, que a CUT Nacional e a CUT da Paraíba lançaram no início deste mês, mais precisamente no Dia Mundial da Saúde, comemorado a 07 de abril, a campanha Defender o SUS é Defender a vida, que deverá ser abraçada por todos os sindicatos de trabalhadores e entidades da sociedade civil.

O SINTESPB, através da Diretoria de Saúde, vai estar engajada na campanha principalmente na defesa do Hospital Universitário Lauro Wanderley e todos os demais HUs, que prestam um serviço de qualidade à população, através do SUS.

Segundo Rosilda Nascimento, diretora da pasta da Saúde no SINTESBP,  essa campanha veio na hora exata. “Porque num Governo de retrocesso que quer acabar com tudo o que significa público e que só se preocupa com o lucro se faz mesmo urgente uma campanha nestes moldes, uma vez que já está provado, agora, com o covid-19, quem está na linha de frente no atendimento aos infectados, não são os hospitais privados e planos de saúde, mas sim a rede pública de saúde, frisando que o nosso Sistema Único de Saúde é o Calcanhar de Aquiles da sociedade.”, destacou ela.
Os principais objetivos da campanha da CUT, que será desenvolvida a curto, médio e longo prazos, são  sensibilizar a classe trabalhadora e a população para a importância do SUS, valorizar os trabalhadores da saúde em todos os níveis de assistências e fortalecer o controle social do sistema.

HISTÓRICO do SUS:

A história do Sistema Único da Saúde começou antes mesmo de 1988, quando foi criado pela Constituição Federal,  que determina que é dever do Estado garantir saúde a toda a população brasileira.

Médicos, profissionais da saúde e a comunidade organizada se engajaram, nos anos 70 e 80, na luta por um sistema público para solucionar os problemas encontrados no atendimento da população defendendo o direito universal à saúde.

Princípios do SUS:

Ele é universal, pois atende a todos sem cobrar nada, independente de raça ou condição social.

Integral, pois trata a saúde como um todo com ações que, ao mesmo tempo, pensam no indivíduo sem esquecer da comunidade.

Garante equidade, pois oferece os recursos de saúde de acordo com as necessidades de cada um e tem como objetivo diminuir a desigualdade.

O SUS é administrado de forma tripartite, ou seja, o financiamento é uma responsabilidade comum dos três níveis de governo – federal, estadual e municipal.

Controle Social:

O Controle social é a participação da sociedade no dia-a-dia do sistema.

Por isso existem os Conselhos e as Conferências de Saúde, que visam formular estratégias, controlar e avaliar a execução da política de saúde, envolvendo gestores do serviço, trabalhadores e usuários do serviço de saúde.

A CUT representa os trabalhadores e as trabalhadoras no Conselho Nacional de Saúde, nos estados e municípios, atuando na defesa intransigente do SUS, no fortalecimento de seu financiamento, da valorização do serviço público e dos trabalhadores da saúde, na fiscalização, na formulação de políticas na área da saúde e na gestão do sistema, assegurado pela Constituição Federal de 1988.

Metas da campanha:

Que os brasileiros e brasileiras compreendam o papel importante do SUS;

Que os trabalhadores e trabalhadoras da saúde tenham seus trabalhos valorizados, com salários e condições dignas de trabalho e com o fortalecimento da carreira;

Que o movimento sindical amplie e valorize ainda mais a luta em defesa do SUS e contra qualquer forma de privatização que este governo está tentando fazer;

Que a Emenda Constitucional 95, que o ex-presidente Michel Temer (MDB-SP) editou e que limitou os investimentos na saúde por 20 anos e que impossibilita o fortalecimento do SUS seja revogada;

Que o controle social do SUS seja mais fortalecido e que as pessoas entendam o papel dos Conselhos da Saúde;

Que as instituições de ensino e pesquisa e produção de insumos para atender a assistência à saúde sejam fortalecidas.

Fonte: CUT-PB, com informações da CUT Nacional