Sintespb reúne-se com Reitoria para garantir trabalho remoto

Reitoria da UFPB, em atendimento ao ofício enviado pela Coordenação Geral do Sintespb na semana passada, recebeu, na última terça-feira(21), em audiência no final da manhã, a direção da entidade para discutir como pauta específica a publicação de portaria que dispõe sobre o retorno do trabalho presencial para os servidores técnico-administrativos.

Atuaram como representação da administração central da UFPB o professor Valdiney Gouveia, as professoras Lígia Raquel e Rita de Cássia, além do procurador da instituição, Carlos Mangueira. Pelo Sintespb, estiveram presentes os coordenadores gerais Clodoaldo Gomes, Ednaldo Costa e Rachel Melo; os coordenadores de Finanças Rômulo Xavier e Marcelino Rodrigues; a coordenadora de Comunicação, Rafaella Camilla e o assessor jurídico do sindicato, Ivamberto Carvalho.

Após as apresentações de praxe, o professor Valdiney iniciou a reunião afirmando que realmente tinha dado algumas entrevistas à imprensa de que iria publicar uma portaria indicando o retorno presencial ao trabalho dos técnico-administrativos porque, segundo ele, está sendo pressionado pelo Ministério Público e precisa dar uma resposta aos órgãos de controle, mesmo porque acrescentou Valdiney, os técnico-administrativos foram já beneficiados com a vacinação.

Por outro lado, a Direção do Sintespb mostrou sua preocupação com a forma unilateral que vem sendo encaminhada a questão do retorno ao trabalho presencial, sem uma discussão prévia com os órgãos colegiados e com as entidades representativas dos servidores.

Para justificar a manutenção do trabalho remoto e facilitar o diálogo com a Reitoria, os coordenadores do Sintespb apresentaram um roteiro que contemplava vários itens como as razões da audiência do ponto de vista legal, as decisões, resoluções e portarias da UFPB, a situação administrativa e dos ambientes na universidade, os riscos e doença ocupacional, a política nacional da Fasubra e demais universidades e por fim foram discutidas as propostas do Sintespb.

Algumas propostas apresentadas durante a reunião:

– Manutenção do trabalho remoto até o início do próximo semestre, de acordo com Resoluções do CONSEPE, CONSUNI e CTA;

– Insalubridade para trabalhadores que – em casos de convocação para serviço essencial – irão se expor ao contato com público;

– Fornecimento de EPIs como determina a legislação;

– Adequação dos ambientes ao distanciamento, ventilação natural e atendimento sem contato físico;

– Que a Administração da UFPB realize fiscalização e emita o laudo individual antes da universidade convocar os servidores;

– Acompanhamento das comissões de biossegurança.

Resultados da Audiência:

Em resposta às reivindicações do Sintespb, o professor Valdiney Gouveia garantiu que antes da publicar a portaria indicando o retorno ao trabalho presencial, ela será submetida à apreciação do Sintespb e agendou uma outra reunião, que devia ter sido realizada nesta quinta-feira (23), mas que foi cancelada, sem confirmação da próxima data.

A Direção do Sintespb avalia que essa audiência foi um primeiro passo para negociar com a Reitoria, sindicato, Consuni e direções de centros a construção de uma portaria que aponte para um retorno seguro, programado, com revezamento, mantendo de forma remota os serviços que não precisam ser realizados presencialmente, com a administração fornecendo os EPIs e garantindo ambientes com ventilação natural, sem aglomerações com vistas à preservação de vidas.

Logo que a direção provisória do Sintespb receba o texto da portaria, será convocada uma assembleia geral com a categoria para discussão e deliberação.