+0 - 0  by /Nenhum comentário

Sintespb respalda pesquisa sobre assédio moral na UFPB

A Diretoria do Sintespb está apoiando e divulgando a Pesquisa “ Assédio Moral na universidade: descrição de contexto e propostas de enfrentamento” junto à categoria técnico-administrativa da UFPB. O trabalho é de autoria da  servidora técnico-administrativa Ysabelly Morais

A pesquisa objetiva descrever o contexto do assédio no âmbito da UFPB na visão dos servidores técnico-administrativos e docentes da instituição. Ysabelly disse que a intenção da pesquisa é também propor medidas de enfrentamento ao assédio moral à administração central. “ Já que não temos nenhum instrumento normativo na universidade de combate ao assédio moral nem tampouco um instrumento informativo/educativo já divulgado e em consulta à Ouvidoria da instituição já se verificam algumas denúncias de assédio moral e também tanto na minha vivência enquanto graduanda do curso de Comunicação Social e tanto na minha experiência quanto servidora técnico-administrativa  pude testemunhar comportamentos  negativos e assédios com base na questão racial, de gênero, em nível das relações de trabalho, inferiorização e vários tipos de situações que caracterizam assédio moral, que é um problema que vem sendo manifestado também em instituições públicas, onde existe a estabilidade no emprego, mas os funcionários enfrentam no seu cotidiano de trabalho situações de assédio. Por ter tido a oportunidade de presenciar e até já ter também sofrido na pele  esse problema optei por essa pesquisa”, explicou.

Ela acrescentou ainda  que o silenciamento e a negação são sentimentos que  permeiam o assédio moral contribuindo para a invisibilização do problema e consequentemente fortalecendo a impunidade, em especial numa conjuntura política adversa. “Então diante desse momento político fica mais evidente ainda o tamanho da importância de se trabalhar com esse tema, de trazer essa discussão para a ordem do dia, porque é dando evidência à temática e demonstrando sua intolerância a essas práticas negativas, de violência psicológica que poderemos encontrar formas de combater a manifestação do assédio nas instituições”, ressaltou a pesquisadora.

Dada a importância dessa  pesquisa para a categoria, uma vez que visa promover ações de prevenção e combate ao assédio moral dentro das universidades e fortalecer o respeito mútuo nas relações de trabalho, a Diretoria do Sintespb se acosta a esse trabalho e destaca a importância da participação dos técnico-administrativo(a)s  no preenchimento do questionário.

Ysabelly Morais informa também que no final do questionário há um convite para a realização de entrevista, caso tenha interesse em participar é só deixar seu contato. Para responder ao questionário clique: https:forms.gle/D6XhJ6dmoWZ1ebxAA.

+ 0 - 0

  Comentários do artigo

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.