SINTESPB realiza reunião ordinária em Campina Grande

No dia 9 de dezembro, o Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba – SINTESPB – realizou na sede do campus de Campina Grande a reunião ordinária com as secretarias sindicais adjuntas, estando à frente dos trabalhos o presidente, Severino Ramos Mendonça de Santana.
A reunião que contou com a representação das Secretarias Sindicais Adjuntas da UFCG, UEPB e UFPB ocorreu por conta da vitória do sindicato com relação à representação da entidade junto aos técnico-administrativos da UFCG.
O evento contou a presença de dirigentes das Secretarias Adjuntas das Universidades Federal Campina Grande (UFCG) e Estadual da Paraíba (UEPB) das cidades de Campina Grande, Areia, Bananeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa, Cajazeiras.
Em sua exposição, o presidente do SINTESPB se disse satisfeito por esta vitória na justiça. “Os companheiros sofreram muito com esses problemas e apenas vencemos uma batalha. Vamos trabalhar para aumentar o espaço político”, disse Ramos.
A reunião do SINTESPB registrou ainda o relato do advogado Ivamberto Carvalho sobre os diversos processos do sindicato como as questões dos 28,86%, 3,17% e outros como o de desvio de função. “A discussão não encerrou com esta decisão de retomada de poder da Secretaria Adjunta de Campina Grande. A vitória é parcial eles ainda podem recorrer”, finalizou.
A reunião foi encerrada com os seguintes encaminhamentos: enviar ofício as Secretarias Sindicais Adjuntas, solicitando a prestação de contas mensal para análise do Conselho Fiscal com base na nova metodologia da contabilidade digital; solicitar audiência com o Reitor da UFCG com pauta e reafirmação da representatividade do SINTESPB e enviar ofício aos diretores de centros da UFCG sobre a decisão da justiça com relação à base do sindicato; que a Direção da Secretaria Adjunta da UEPB solicite com urgência a ficha financeira dos servidores que estão na devolução do INSS e 1/3 de férias.
Ainda ficou definido na reunião de Campina Grande elaborar calendários das assembleias, solicitando com antecedência a listagem dos servidores ativos, pensionistas e aposentados das três universidades para a participação com base no regimento do CONFASUBRA e por fim, continuar os trabalhos da comissão para discutir a estrutura do SINTESPB no atual Estatuto propondo mudanças e estratégia de atuação na UFCG e continuar a luta política e jurídica.