SINTESPB promove debate sobre reforma do PCCTAE

O SINTEPSB promoveu na ultima sexta-feira (24/3), auditório do sindicato, uma mesa-redonda sobrea reforma do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação. Participaram do evento, como convidados os servidores públicos Leewerton Marreiro (IFPB), Marcelo Rosa Pereira (UFES) e Vânia Helena Gonçalves (UFSCAR).

Próximo de completar 2 décadas desde sua entrada em vigor, o plano de carreiras dos servidores da educação federal encontra-se defasado e pouco atrativo para os ingressantes no serviço público, o que provoca abandono de cargos e alta rotatividade de pessoal nas universidades e institutos. Com a mudança no governo federal para uma gestão mais aberta ao diálogo com o funcionalismo público, torna-se urgente que essa discussão seja feita entre a base dos trabalhadores e levada ao Ministério da Educação.

Marreiro apresentou uma proposta de reformulação que vem sendo construída por um coletivo de servidores que se reuniram com o intuito de discutir o PCCTAE. Em seguida, Pereira apresentou um resgate histórico sobre a formação da carreira dos servidores da educação federal desde a criação do MEC até a promulgação do PCCTAE em 2005. Por fim, Gonçalves explicou os desafios a serem enfrentados pela categoria e enfatizou a necessidade de mobilização para que se consiga levar esta reforma adiante.

O evento foi transmitido de forma híbrida pelo sindicato, uma vez que os filiados puderam acompanhar a discussão tanto presencialmente, em nosso auditório, como de forma remota de seus locais de trabalho.

Confira a seguir a íntegra do evento: