Sintespb promove debate sobre mudanças na aposentadoria

A Diretoria Provisória do Sintespb, com o empenho e esforço especificamente da Coordenação Geral e Coordenações de Aposentados e Pensionistas, de Comunicação, de Administração e Patrimônio e de Finanças, recebeu pela primeira vez, após esse longo período pandêmico, público equivalente a 50% da capacidade do auditório da entidade, ficando a outra parte de forma virtual, para debater as mudanças e alterações na aposentadoria advindas do decreto presidencial de número 10.620, de 5/2/2021, que vêm, deixando principalmente os aposentados, pensionistas e aposentandos em clima de aflição e insegurança.

Para explicar sobre todas as questões que envolvem o decreto e essas mudanças na vida funcional do servidor foram convidadas as Coordenadoras de Aposentados da Fasubra, Maria Tereza Fuji e Elma Dutra, em mesa virtual dirigida pelo titular da pasta de aposentados do Sintespb, Manoel Alves(Hulk). A representação da Progep da UFPB, que também foi convidada para dizer a quanto anda esse processo no âmbito da universidade, não compareceu, justificando a ausência.

Em sua fala, Maria Tereza enfocou que essa centralização das aposentadorias e pensões dos servidores federais ao INSS é mais um golpe do Governo Federal contra o servidor público.

Ela explicou também a respeito da portaria 8.347, publicada em 12 de julho, que normatiza os procedimentos para o envio de toda documentação dos aposentados, pensionistas e das pessoas em processo de aposentadoria para o INSS. “As datas para cada autarquia ou fundação enviar serão definidas pelo presidente do INSS. Algumas universidades já tiveram reunião com a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia para tratarem do assunto e os servidores nem foram avisados ainda”, criticou.

Tereza acrescentou que com essa mudança toda vida funcional do servidor será enviada ao INSS. “Tudo passa a ser tratado agora junto ao INSS. Uma aposentadoria que era para ser concedida em pouco tempo pela universidade a partir de agora pode demorar anos para sair”, destacou.

Já Elma Dutra disse que com essa centralização a aposentadoria que antes era um prêmio ao trabalhador por tanto anos de dedicação ao serviço público agora passa a ser um castigo. ”É como se nós não tivéssemos valor nenhum, por isso o caminho é a luta. Devemos contar com o engajamento de toda categoria seja aposentados ou não. A briga é uma só. Vamos precisar do apoio das bancadas federais de cada Estado para colocar esse decreto abaixo”, ressaltou.

As coordenadoras da Fasubra enfatizaram ainda da importância dos Sindicatos estarem junto desse segmento orientando, tirando dúvidas e lhe ajudando no tocante ao manuseio com a internet e conscientizando de que essa mudança não foi benéfica para a vida do servidor.

Após a exposição, as coordenadoras responderam as inúmeras perguntas dos internautas e dos presentes ao auditório. No final do debate, o coordenador dos Aposentados agradeceu a todos os participantes de forma presencial e virtual e a grande contribuição trazida pelas coordenadoras da Fasubra.

O evento foi encerrado com a distribuição de um kit lanche aos presentes. Na retaguarda da organização, além de alguns funcionários, estiveram ajudando os Coordenadores gerais Ednaldo Costa e Rachel Melo, os de Comunicação Rafaella Meira Prado e Fernando Borges, de Finanças Rômulo Xavier, de Mulheres, Janilde Guedes, de Cultura Glaucia Viñas e a suplente Eurídice Almeida.

A infraestrutura do evento e toda a organização da sede ficaram sob a responsabilidade das coordenadoras de Administração e Patrimônio, Edna Moraes e Lourdes Teixeira.