Sintespb promove atividade alusiva ao Setembro Amarelo

O SINTESPB, através das Coordenações de Mulheres, Gêneros e Etnias, de Saúde e de Comunicação, promoveu, na última terça-feira, uma live abordando a temática do suicídio, que tem setembro como referência, mas é uma preocupação contínua

A Live “Prevenção ao Suicídio: uma questão de gênero”, que  faz parte da Campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo prevenir e reduzir o número dessa extrema  prática, procurou mostrar a necessidade do apoio da sociedade como um todo, instituições, associações, sobretudo o empenho da família que deve estar atenta a quaisquer mudanças de comportamento.

Para falar sobre o tema foram convidados Paulo Yokanã, administrador de empresas, evangelizador espírita de juventude e voluntário do CVV, e Fernanda Lou Sans Magano, presidente do Sindicato das Psicólogas e Psicólogos do Estado de São Paulo, vice-Presidente da FENAPSI – Federação Nacional dos Psicólogos e psicóloga no Sistema Prisional Paulista. Após a abordagem sobre o tema, os palestrantes responderam perguntas pertinentes ao assunto abordado.

As Coordenações do evento escolheram  a temática de gênero baseadas em dados do Ministério da Saúde que apontam o aumento de 50% de suicídio em mulheres na última década, com ênfase nesse período de isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, que fragilizou as relações humanas.

Janildes Guedes,  Rafaella Prado e Marcos da Paz , preocupados  com o sintoma do silêncio, resolveram trazer profissionais para debater o tema do suicídio, nessa perspectiva de gênero. “Não é apenas o feminicídio que nos preocupa, mas o que leva mulheres a ultrapassar seus limites e chegar ao extremo atentando contra a própria vida, e a prevenção é a solução”, pontuou Janilde Guedes.

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro, foi criado nos Estados Unidos em 2003, após um jovem de 17 anos tirar a própria vida, no Brasil começou em 2015.