+0 - 0  by /Nenhum comentário

Sintespb promove ação de saúde alusiva ao Outubro Rosa

Caminhada pelo campus I da UFPB

Na manhã desta terça (31), o Sintesbp realizou atividades em comemoração ao Outubro Rosa. O evento iniciou-se com uma caminhada, que saiu da sede administrativa do Sintespb e foi até o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). Com muita animação e disposição para a atividade física, os(as) sindicalizados(as) passaram pela Reitoria, CCS, HU e CRAS, distribuindo panfletos contendo informações sobre a prevenção do câncer de mama, sob a condução do Educador Físico Antônio Gomes. O Laboratório Roseane Dore esteve presente na sede com os serviços de aferição de pressão e glicemia.

Serviço de aferição de pressão e glicemia, em parceria com o Roseane Dore

No retorno à sede do Sintespb, a médica mastologista Dra. Jeane Nogueira realizou uma roda de conversa sobre câncer de mama, com bastante participação da plateia presente, com perguntas relativas ao tema. Na sua fala inicial, ela destacou que a idade é um fator de risco para o surgimento da doença, embora o número de mulheres mais jovens diagnosticadas tenha aumentado consideravelmente nos últimos anos. Por esta razão, a Sociedade Brasileira de Mastologia reduziu a idade para recomendação da mamografia anual para 40 anos. Outros fatores de riscos são: idade da menarca (primeira menstruação), menopausa após os 50 anos e alimentação menos saudável. A orientação é que a mulher não deixe de realizar a mamografia regularmente, mesmo que já tenha passado dos 69 anos, que é a idade limite recomendada pelo SUS. Os homens constituem 1% dos casos de câncer de mama, sendo necessário que eles também realizem autoexame e procurem um mastologista caso apareça algum nódulo ou feridas que não cicatrizam nas mamas.

Dra Jeane Nogueira (Médica Mastologista)

Após a explanação, a médica respondeu às perguntas feitas pelos ouvintes, trazendo informações importantes para a prevenção da doença:

  • A mamografia complementa o autoexame das mamas, então os dois devem ser realizados.
  • A ultrassom das mamas completa o resultado da mamografia, caso esta apresente alguma alteração. Quando a paciente for se submeter à ultrassom, é importante levar o resultado da mamografia para o médico avaliar ambos.
  • Os cistos que aparem nas mamas são lesões benignas, comuns a partir dos 35 anos, que podem desaparecer com o tempo ou necessitar de intervenção.
  • O autoexame deve ser feito após o período menstrual, na posição deitada com uma mão atrás da cabeça, palpando o seio com a outra mão, no sentido horário, e posteriormente pressionando o mamilo para verificar se sai alguma secreção.
  • Nem todo nódulo palpável no autoexame é maligno. As mulheres geralmente se assustam achando ser câncer. É importante procurar um médico mastologista quando encontrar um nódulo, assim como fazer a mamografia regularmente.
  • A hereditariedade do câncer de mama é relevante quando há incidência da doença em mais de uma parente de primeiro grau. Neste caso, a indicação da mamografia regular é antecipada (menos de 40 anos).
  • O uso de pílula anticoncepcional representa risco de menos de 0,5% para desenvolver câncer de mama.
  • A reposição hormonal aumenta o risco da doença e recomenda-se usar por no máximo 5 anos. Em pacientes com risco considerável, o médico deve avaliar fator de risco versus benefícios.
Ana Paula (Coord. de Mulheres), Luzinete (Coord. de Saúde). Dra Jeane e Gildete (Coord. de Saúde)

Após a roda de conversa, foi servido aos presentes um saboroso café da manhã. O evento foi promovido pelas Coordenações de Saúde e de Mulheres.

Confira mais registros na Galeria:

+ 0 - 0

  Comentários do artigo

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.