SINTESPB participa do XXII CONFASUBRA com 71 delegados

O SINTESPB estará presente no XXII Congresso Nacional da FASUBRA, que acontece, no período de 04 a 07 de maio, em Poços de Caldas, Minas Gerais, com uma delegação composta de 71 delegados, representando a categoria de todo o Estado da Paraíba.

A escolha dos delegados se deu através da realização de assembleias gerais realizadas em João Pessoa e em todas as Secretarias Sindicais Adjuntas de todas as regiões.

O presidente do SINTESPB, Severino Ramos, destaca que o XXII CONFASUBRA se reveste da maior importância para a categoria por que vai discutir e deliberar ações que apontarão o rumo do movimento dos trabalhadores e trabalhadoras das instituições de ensino superior para os próximos anos.

São objetivos do XXII CONFASUBRA discutir amplamente as condições de vida, trabalho e salários dos trabalhadores e trabalhadoras das Instituições de Ensino Superior (IES) na defesa de seus interesses; deliberar posições unitárias e formas de lutas da categoria; discutir e adotar posições sobre Educação em geral e nas universidades federais brasileiras; discutir as formas de organização dos trabalhadores e trabalhadoras, visando instrumentalizar o movimento sindical destes às exigências da realidade e das lutas políticas, econômicas e sociais dos trabalhadores e trabalhadoras em geral; contribuir para a organização e consolidação das lutas unitárias dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo; alterar o Estatuto da federação de acordo com as necessidades e eleger a Direção Nacional da FASUBRA Sindical.

O XXII CONFASUBRA apresenta também um temário interessante que contempla todos os assuntos que fazem parte da ordem do dia da categoria a exemplo da análise de conjuntura nacional e internacional; organização e estrutura sindical; relações de trabalho e concepção de Estado(HU x EBSERH, jornada de trabalho, Carreira, Terceirização); educação (Modelo de Universidade: autonomia, democracia, avaliação, expansão e acesso, PNE); seguridade social (Previdência, Aposentados, Saúde do Trabalhador) e combate às opressões (gênero, raça e sexualidade), entre outros pontos importantes.

Além do temário central, os participantes ainda terão a oportunidade de discutir temas que serão abordados pelas mesas como meio ambiente; comunicação sindical; juventude; cultura, esporte e lazer; formação política e instituições estaduais. Afora o importante conteúdo dos temas, o delegado ou participante poderá acompanhar a discussão e aprovação das teses que serão colocadas e defendidas pelos coletivos políticos-sindicais.