SINTESPB participa do Cecut-PB e continua na nova direção da central

No período de 25 a 27 último, no Hotel Corais de Carapibus, no município do Conde, a Central Única dos Trabalhadores da Paraíba reuniu cerca de 150 delegados e delegadas representando os sindicatos filiados, no 14º Congresso Estadual, denominado José Raimundo de Andrade, que discutiu como tema central a luta pela retomada dos direitos trabalhistas, democracia e a reconstrução do país.

O evento, que contou ainda com aproximadamente 200 pessoas entre lideranças sindicais convidadas, palestrantes e os ex-presidentes da central nesses seus 40 anos de criação, homenageados, em cerimônia solene na noite do sábado, culminou com a eleição da nova diretoria para o quadriênio 2023-2027, além da aprovação do Plano de Lutas.

Os delegados e delegadas do Cecut-PB 2023 tiveram a oportunidade de debater assuntos da ordem do dia da classe trabalhadora como a valorização dos servidores e serviços públicos, luta combate à privatização das estatais, fortalecimento da agricultura familiar, reforma agrária, retomada da industrialização, regulação do mercado para os trabalhadores e trabalhadoras em aplicativos, democratização da comunicação entre outros.

O SINTESPB esteve presente no 14º Cecut-PB com uma significativa delegação e fará parte da direção com três nomes. A delegação foi formada pelos coordenadores gerais Eurídice Almeida e Clodoaldo Gomes, a coordenadora de Finanças Lourdes Teixeira, e como representantes da base do sindicato: Genival, Maria José Rosado e Rômulo Xavier – os dois últimos já faziam parte da direção da CUT-Paraíba. A nova Direção da CUT-PB, eleita por aclamação, que reconduziu aos cargos o presidente Tião Santos e a vice, Maria do Socorro Ramalho, conta na executiva com Lourdes Teixeira na Secretaria de Raça e Etnia, antes ocupada por Clodoaldo Gomes; Rômulo Xavier, que permanece no seu segundo mandato, na Secretaria de Saúde; e na direção Eurídice Almeida, substituindo Rosado.