Sintespb orienta sobre registro de frequência na greve

Os servidores técnico-administrativos da UFPB, no segundo dia de paralisação nacional da categoria, participaram na manhã dessa terça-feira (12), no auditório do Sintespb, da instalação oficial do Comando de Greve, formado por toda diretoria do sindicato e servidores que integram a base técnico-administrativa da universidade.

Na ocasião, também foram criadas cinco comissões, que irão ajudar a fortalecer a greve na UFPB. As comissões criadas foram Finanças, Mobilização, Eventos, Comunicação e uma Jurídica, que irá contribuir com a elaboração da minuta do termo de acordo de greve a ser entregue à Reitoria.

Minuta de Acordo de Greve

Uma das discussões mais movimentadas da reunião foram as dúvidas envolvendo o controle da frequência ou registro do ponto no período de greve. O assessor jurídico do Sintespb, Ivamberto Carvalho, procurou orientar os grevistas de que em épocas de greve não existe registro de ponto nos locais de trabalho e sim nas atividades do Comando de Greve e que isso poderá ser negociado após o término do movimento entre o Sindicato e a Reitoria, mas adiantou que já devem constar algumas propostas na minuta do acordo.

Calendário de Mobilizações

No final da assembleia de instalação do Comando de Greve, foi elaborado o calendário de atividades a serem desenvolvidas durante o movimento paredista.

Entre as atividades programadas para esta quarta-feira (13), constam visitas ao campus IV da UFPB-Litoral Norte (manhã) e aos Centros de Informática e de Tecnologia e Desenvolvimento Regional, localizados em Mangabeira, na parte da tarde.

Ainda na parte da manhã dessa quarta-feira, também ficou agendada reunião das comissões na sede do Sintespb. Já quinta-feira o Comando de Greve vai acompanhar a reunião do Consuni, no horário da manhã.

Outra atividade programada para o decorrer da semana está a entrega formal da minuta do acordo de greve pela Comissão Jurídica junto com a de mobilização do CG do Sintespb ao reitor Valdiney Gouveia e ato público no portão do CCHLA.

Reunião com a Superintendência do HULW

Na manhã, dessa terça-feira (12), uma comissão do Sintespb integrada também por funcionários do Hospital Universitário Lauro Wanderley, esteve se reunindo com o superintendente do Hospital, Marcelo Tissiani, e sua equipe. O objetivo da reunião foi explicar as razões e a importância do movimento para a categoria, mas também para a universidade, solicitar a sua compreensão no que diz respeito àqueles e àquelas servidore(a)s que desejem aderir à greve, e com a preocupação de não prejudicar os serviços essenciais ao funcionamento do hospital, ficou definido que a Superintendência irá apresentar  um quantitativo de pessoal indispensável para  garantir às necessidades básicas dos serviços no HULW.

Greve no HULW

A reunião do Comando de Greve também marcou para a próxima terça-feira (21), pela manhã, a assembleia com os servidores da UFPB lotados no Hospital Universitário Lauro Wanderley para definir como será o funcionamento dos serviços essenciais do hospital. Ainda não está definido o local da assembleia.