SINTESPB na luta em tempos de pandemia

Desde março, quando a pandemia da covid-19 chegou a João Pessoa, o SINTESPB começou sua atuação junto à administração central da UFPB para garantir a saúde e a segurança com vistas a evitar que a categoria técnico-administrativa não fosse contaminada pelo coronavirus no seu ambiente de trabalho.

Logo no início, o SINTESPB conseguiu que a maioria dos técnico-administrativos fosse afastada para trabalhar em casa, com exceção dos servidores que atuam em serviços essenciais.

No Hospital Universitário Lauro Wanderley, serviço essencial, a luta da Direção do sindicato foi pela liberação dos profissionais do grupo de risco. Como a gestão da EBSERH opôs resistência à liberação destes profissionais, a Assessoria Jurídica da entidade impetrou uma liminar na Justiça Federal.

Apesar do indeferimento da liminar, a Diretoria não desistiu e resolveu apostar na pressão política como meio para alcançar as reivindicações. No dia 29 de abril, em reunião do Conselho Universitário, Clodoaldo Gomes, representante dos técnico-administrativos no Conselho e secretário geral do Sintespb, aproveitou a ocasião para cobrar publicamente da Reitora Margareth Diniz e da Superintendência do HULW, a liberação do grupo de risco e o fornecimento dos equipamentos de proteção individual (EPI).

“Devido a nossa batalha já conseguimos liberar as grávidas, profissionais que podem atuar em home office, além da relocação de servidores para trabalhar em setores de menor risco de contaminação do vírus”, explicou a secretária geral adjunta do SINTESPB, Valdinez Lima.