SINTESPB marca presença na 7ª Marcha das Margaridas

As coordenadoras Eurídice Almeida e Glaucia Viñas representaram as mulheres técnico-administrativas das universidades públicas da Paraíba na 7ª edição da Marcha das Margaridas, realizada na última quarta-feira(16), em Brasília. Segundo Eurídice Almeida, coordenadora geral do SINTESPB, Informações extra-oficiais dão conta que mais de 100 mil mulheres participaram da marcha, com representações de 14 países e de todas as regiões do Brasil.

Mulheres negras, sindicalistas, indígenas, quilombolas, da floresta, do campo e da cidade marcharam do Pavilhão do Parque da Cidade até a Esplanada dos Ministérios, colorindo e animando as ruas da capital federal com batucadas e muita música, e deram o tom da marcha com palavras de ordens, portando bandeiras dos suas entidades, centrais sindicais, dos seus movimentos, num grito por mais direitos, contra a violência e por alimentação saudável. “Foi uma celebração linda da democracia que há muito não se via, destacamos que a Fasubra montou um acampamento com tenda dentro da área fechada destinada à marcha, tudo mundo organizado e bonito de se ver, antecedendo a marcha, aconteceram oficinas temáticas sobre vários assuntos”, relatou a coordenadora geral do Sintespb.

Já Glaucia Viñas, coordenadora administrativa do SINTESPB, lembrou que enquanto o eixo central da sexta marcha foi a resistência, a desse ano trouxe a necessidade da luta pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver. “O ponto alto da marcha foi a entrega pela coordenação do movimento de uma carta de reivindicações, contendo 13 pontos, aos 20 ministérios presentes, representando o Governo Federal, e a presença do presidente Lula, que encerrou o evento se comprometendo em atender as demandas apresentadas já com a assinatura de portaria e decretos que garantem os direitos das mulheres do campo, das águas, das florestas e da cidade”, complementou Gláucia.

A agricultora Margarida Maria Alves foi uma líder sindical paraibana, de Alagoa Grande, assassinada em agosto de 1983, dá nome à marcha e recebeu a homenagem maior: seu nome será incluído no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A Marcha das Margaridas é promovida pela Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura- CONTAG, com o apoio das centrais sindicais e vários movimentos e entidades.

Eurídice Almeida (centro) representou o SINTESPB na Marcha: “celebração linda da democracia”
Gláucia Viñas (dir.) ressaltou carta de reivindicações entregue ao governo federal