+0 - 0  by /Nenhum comentário

Sintespb em ação conjunta com outras entidades da UFPB critica coleta sobre população negra da instituição

O Sindicato dos Trabalhadores  em  Ensino  Superior  do  Estado  da  Paraíba – SINTESPB, através da sua Diretoria de Raça, Gênero e Etnias, realizou reunião  conjunta  com  o  Núcleo  de  Estudos  e Pesquisas  Afro-Brasileiros  e  Indígenas – NEABI/UFPB, a Associação  dos  Docentes  da  UFPB – ADUFPB, o  Fórum de Diretores da UFPB, e o  Coletivo Representativo dos Docentes em Luta da UFPB –  CORDEL  para discutir as  repercussões  do  conteúdo do  Ofício  Circular  nº  8/2021  da  Reitoria/ SODS,  de  protocolo  nº  23074  031772  /2021 –  91,  enviado para  as Direções de Centro , solicitando que  fosse realizada uma coleta sobre a população negra constante em seus quadros de lotação.

Lourdes Teixeira, diretora do Sintespb, disse que dessa reunião, resultou um documento que questionou o propósito desse levantamento. Ela acrescentou que as entidades desejam saber  quem foi o solicitante e a forma de como será realizada essa coleta. “No documento que as entidades elaboraram e enviaram à Reitoria apontamos  também para a importância da realização da pesquisa, desde que seja embasada em parâmetros já consolidados, neste tipo de estudos”, destacou.

A Diretora de Raça, Gênero e Etnias do Sintespb considera esta ação da UFPB um desrespeito para com a população negra da instituição. “Pois, a nosso ver, denota uma visão desrespeitosa para com a população negra, quando pensamos no racismo institucional tão presente no conviver das pessoas negras”, concluiu Lourdes Teixeira.

+ 0 - 0

  Comentários do artigo

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.