Sintespb e Fasubra avaliam positivamente 14º CONCUT

Delegação paraibana no 14° CONCUT

O Sintespb, representado pela coordenadora geral, Eurídice Almeida e pela diretora Lourdes Teixeira, esteve fortalecendo o grupo de entidades de servidores técnico-administrativos das universidades brasileiras, base da Fasubra, que  participou da delegação da CUT-PB no 14⁰ Congresso Nacional da CUT (CONCUT), encerrado no último domingo (22), em São Paulo.

Os  dois mil delegado(a)s aprovaram  o Plano de Lutas e resoluções (moções) para a CUT nos próximos quatro anos, além de elegerem  a nova direção da central, para a gestão 2023/2027,  reconduzindo o atual presidente, Sérgio Nobre ao cargo, como também a sua vice-presidente, Juvandia Moreira.

A coordenadora geral do Sintespb, Eurídice Almeida, avaliou positivamente o 14 CONCUT e destacou que ele marcou a largada para uma nova reorganização do movimento sindical, para trabalhar com mais consciência política  a conjuntura nacional para o fortalecimento do Governo popular e democrático, “onde possamos avançar na luta dos trabalhadores e pelo Brasil crescente, com mais emprego, mais dignidade e mais políticas públicas. Destaco como mais importante no congresso foi o despertar da consciência política  da necessidade do fortalecimento da participação do trabalhador e suas entidades sindicais na política partidária e também das mulheres, porque o país é feito de trabalhadores e trabalhadoras”, ressaltou. Eurídice, que é também coordenadora da Fasubra, destacou ainda a boa participação da Fasubra no Congresso da CUT, inclusive com a presença de uma das coordenadoras gerais. Ela acrescentou que houve uma articulação política dentro do  ramo dos federais solicitando  que houvesse junto ao Governo federal mais apoio para que as negociações junto ao MEC em relação ao PCCTAE tenham mais agilidade e respostas mais imediatas. “Outra reivindicação importante que fizemos foi que a CUT nacional intercedesse junto ao Governo para também agilizar uma resposta positiva sobre o Revogar que não faz parte do Orçamento, mas que é muito importante para nossa carreira”, concluiu.

Coletivo de combate ao racismo da CUT

Já Lourdes Teixeira disse que sendo a primeira vez que participou de um evento da magnitude do congresso da CUT ficou impressionada com a presença de tantos trabalhadores assim como de convidados internacionais, só provando a importância da central como instrumento importante na organização da classe trabalhadora brasileira. “ È importante que todo trabalhador e trabalhadora conheça a história da CUT para saber que todas as conquistas que os trabalhadores obtiveram foram graças às ações e  à luta da CUT para a conquista desses direitos. Também me chamou a atenção foi a participação das delegações de todo o país e em especial da Paraíba, muito participativa e coesa, com atuação em seus ramos e espaços. Logo o CONCUT foi um momento de celebração desses 40 anos de atuação na defesa da classe trabalhadora e de fortalecimento, que os próximos estejamos mais articulados politicamente”, declarou. Ela destaca também outro momento significativo a integração com outras secretarias e com o Coletivo de Combate ao Racismo, da qual ela está representando a CUT Paraíba. “Participamos  de muitas reuniões, inclusive com formação de grupos de trabalho, tivemos também uma ação política dentro do congresso, portanto foi muito proveitoso para a secretaria de Combate ao Racismo esse congresso”, avaliou.