SINTESPB discute com a CUT os rumos dos trabalhadores nestas eleições

A categoria dos servidores técnico-administrativos das universidades públicas da Paraíba foi representada por sua entidade, o SINTESPB, no Encontro do Setor Público promovido pela Central Única dos Trabalhadores, com o objetivo de debater e ouvir propostas do segmento para compor a plataforma da classe trabalhadora que será entregue aos concorrentes aos cargos majoritários e proporcionais nas eleições 2022. O encontro foi realizado na primeira semana de julho.
O presidente da CUT estadual, Tião Santos, fez a saudação de abertura, explicando o objetivo do encontro e a metodologista. Após a abertura, o presidente da CUT Nacional, Sérgio Nobre, participou de forma virtual, fazendo a análise de conjuntura. Ele acrescentou que a responsabilidade das entidades com as eleições 2022 é enorme porque desse processo depende o futuro, que pode ser transformador ou de mais destruição de direitos. Ressaltou ainda que o envolvimento dos sindicatos não se resume apenas a elaboração da plataforma, mas também na sua implantação e isso só é possível com a vitória de um Governo comprometido com os anseios da maioria.
O presidente licenciado da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação –CNTE, Heleno Araújo, que será candidato a deputado estadual em Pernambuco, atuou como palestrante do tema ‘O desmonte do serviço público e as estratégias para as eleições 22’ e facilitou o debate para o plenário. Ele destacou a importância do movimento sindical discutir propostas em defesa da população e que fortaleçam o serviço público. “Principalmente nesse ano de eleição, que será fundamental para mudar o rumo do país”, declarou.
O Sintespb foi representado no Encontro pela coordenadora geral, Eurídice Almeida e os diretores, Antônio Francisco e Wilson José. Participaram ainda os técnico-administrativos da base do sindicato Ednaldo Costa e Rômulo Xavier, que é secretário de Saúde da CUT-Paraíba.
Na oportunidade, Rômulo Xavier contribuiu com propostas relacionadas a sua categoria para constar na Plataforma da classe trabalhadora às eleições 2022. Ele referenda as sugestões apresentadas por Heleno Araújo no que diz respeito à revogação das reformas que retirou direitos dos trabalhadores, verbas para a educação, a pesquisa e extensão nas universidades; retomada do diálogo com as entidades, com mesa permanente, respeito à autonomia das universidades, como a garantia de que o mais votado ser o escolhido para a Reitoria das universidades, inclusive com revogação da nomeação de interventores, entre outras.
A coordenadora geral do SINTESPB Eurídice Almeida avaliou como importante o encontro porque permitiu o debate de ideias e o levantamento de contribuições de cada segmento do serviço público. Ela disse que a plataforma principal da sua categoria é a valorização da educação, que foi tão destratada por esse governo e que precisa ser resgatada.