Agosto Lilás: a importância do combate à violência doméstica e sexual contra as mulheres

Ana Paula de Souza Lima

Maria Araújo Nascimento de Almeida

Coordenação de Mulheres

O Agosto Lilás é o nome dado ao mês de conscientização sobre o combate à violência doméstica e sexual contra a mulher, instituído pela lei Estadual nº 4969/2016 no Estado do Mato Grosso do Sul.

Além desta lei tivemos um grande avanço desde a sanção da Lei Maria da Penha que também é um mecanismo desenvolvido para proteger as mulheres no que se diz  respeito ao enfrentamento contra  a violência .

Está campanha tem como objetivo informar à sociedade sobre a grande necessidade de acabar com a violência contra a mulher e mostrar canais de denúncias para atendimento a estas mulheres.

Neste mês, a Coordenação das Mulheres do Sintespb  reafirma seu  compromisso  com as mulheres, visibilizando o tema  e tentando  levar às nossas sindicalizadas como forma de informação para a conscientização e enfrentamento desta problemática, através do apoio do Ministério Público, Redes de Enfrentamento, Poder Judiciário, Conselho Tutelar e CRAS.

As denúncias podem ser feitas por meio dos contatos abaixo, para procurar amparo e proteção.

Disque 180 – Central de Atendimento  à Mulher

Disque 190 – Polícia  Militar