+0 - 0  by /Nenhum comentário

Sintespb defende vacina para todos os profissionais da Educação

O Sintespb, entidade que representa os trabalhadores em ensino superior da Paraíba, recebeu com preocupação, nesta sexta-feira (14), a notícia de que os Ministérios Públicos Estadual e Federal tinham entrado com liminar na Justiça suspendendo a vacinação, no próximo domingo, aos profissionais de Educação, conforme estava previsto no calendário da Prefeitura de João Pessoa.

A Diretoria do Sintespb questiona essa postura dos Ministérios Públicos, considerando equivocada, por entender que os profissionais de Educação fazem parte de uma atividade essencial como fundamenta a Lei Municipal nº 14.123/2021, que reconhece os serviços e as atividades educacionais como essenciais. Além do mais, os profissionais da educação são cobrados diariamente para o retorno imediato às aulas presenciais, inclusive pelos próprios Ministérios Públicos, o MPPB recomendou à Prefeitura de João Pessoa, no dia 22/04/2021, que autorizasse a imediata retomada das atividades educacionais presenciais em todas as instituições de ensino da educação básica no município. No caso do ensino privado, a situação se agrava, pois os trabalhadores do setor já estão no batente há muito tempo arriscando a própria vida, dos alunos e familiares. Havendo inúmeros casos de óbito pelo Coronavírus.

O secretario geral do Sintespb, Clodoaldo Gomes, disse que a justificativa apresentada para a suspensão é contraditória aos princípios defendidos pela ciência e se é para impedir a vacinação aos profissionais da Educação que impeçam também o retorno às aulas presenciais.

“Entendemos que deve haver uma coerência do MP. As atividades presenciais da educação só devem voltar depois da vacinação de todos os profissionais da educação. Então se o órgão reivindica o retorno imediato deve defender a vacinação imediata. Se entende que a vacinação não é prioridade agora, deve defender a postergação do retorno para quando tenha vacina”, ressaltou Clodoaldo.

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Saúde, informou que não vai seguir a orientação do Ministério Público e irá garantir a vacinação para os trabalhadores da educação e moradores de rua.

A Diretoria do Sintespb, com o objetivo de agilizar a vacinação para os profissionais da Educação, está articulando uma ação conjunta com outras entidades representativas desse segmento.

Já está em curso uma campanha promovida pelas entidades que congregam os trabalhadores da Educação Pública Superior da Paraíba*,* que consiste em lançar outdoor por várias partes da cidade defendendo a volta ao trabalho presencial só com vacina.

+ 0 - 0

  Comentários do artigo

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.