SINTESPB convoca categoria para aderir à greve geral e participar do ato publico na Lagoa nesta sexta-feira

Os trabalhadores técnico-administrativos em ensino superior da Paraíba, conforme decisão de assembleia, convocada pelo SINTESPB, que aconteceu no dia 28 de maio, paralisam suas atividades nesta sexta-feira, 14J, para se integrar à greve geral da classe trabalhadora, organizada pelas centrais sindicais, Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e orientada pela FASUBRA.

Na última quarta-feira, no final da tarde, foi realizada no Centro de Vivência, mais uma plenária conjunta dos três segmentos que formam a comunidade universitária da UFPB, que teve à frente as três entidades representativas SINTESPB, ADUFPB e DCE com o objetivo de mobilizar os técnico-administrativos, docentes e estudantes para a greve, que tem como eixos centrais a defesa  da educação e da aposentadoria e contra a PEC 006/2019, de reforma da Previdência.

O SINTESPB esteve presente também na plenária geral que foi realizada nesta quinta-feira, na FETAG para acertar os últimos detalhes da organização da greve junto com as centrais sindicais, frentes e movimentos sociais.

De acordo com o balanço que foi apresentado na plenária pelas entidades sindicais, além dos técnico-administrativos, docentes e estudantes das instituições de ensino superior federal, também os trabalhadores em educação das escolas estaduais, municipais públicas e privadas e ainda trabalhadores da construção civil, da rede bancária, comerciários, ferroviários, limpeza urbana, trabalhadores dos Correios e transportes urbanos todos vão paralisar suas atividades em adesão à greve geral

A presidente do SINTESPB, Geralda Victor, disse que a expectativa das centrais sindicais é de que essa seja a maior greve da história do movimento sindical, porque todos os segmentos têm motivos para parar este país em protesto contra as malvadezas do Governo Bolsonaro. “Vamos parar tudo, nós da educação temos várias razões, os artistas, as mulheres, enfim toda a sociedade tem uma causa para lutar e ir para as ruas, amanhã, protestar contra os desmandos desse Governo, por isso acredito no sucesso dessa greve,” ressaltou.

A presidente do SINTESPB conta com a presença da categoria técnico-administrativa das universidades públicas nas ruas em todas as atividades de mobilização, em especial no ato, que acontecerá no Parque da Lagoa, às 15 horas. “Vamos nos encontrar nesta sexta-feira, nas ruas, na luta pelos nossos direitos. Do sucesso desse movimento depende a sobrevivência da classe trabalhadora, de cada um de nós, principalmente os mais jovens. Vamos dar uma resposta à altura do que ele vem fazendo com o povo brasileiro, a hora é agora,” ressaltou Geralda.

Na Paraíba, acontecerá ato de protesto nesta sexta-feira, em 50 cidades.