Sintespb atua em parceria com conselhos profissionais para fiscalização das condições de trabalho no HULW

Preocupado com a situação dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19, o SINTESPB, em conjunto com os Conselhos Regional e Federal de Enfermagem, está desenvolvendo uma fiscalização nos setores do HU quanto ao fornecimento adequado dos equipamentos de proteção individual (EPI) e às condições de trabalho. Já foram fiscalizados o setor de Obstetrícia e o do Teste Rápido da Covid-19.

De acordo com Valdinez Lima, até o momento já foram detectadas algumas irregularidades. “Verificamos falta de EPIs, como exemplo as máscaras cirúrgicas insuficientes, sendo duas máscaras por pessoa para um plantão de 12 horas, constatamos também a dificuldades dos profissionais de saúde no acesso ao teste rápido, já que são apenas cinco médicos no SOST, que trabalham em home office, no atendimento aos servidores e encaminhamento para a realização da testagem”, informou.

Ela acrescentou que como resultado desse trabalho de fiscalização, será solicitada uma reunião e audiência com a Superintendência do Hospital Universitário Lauro Wanderley e com a Reitoria da UFPB para se apresentar as irregularidades encontradas a fim de que sejam tomadas medidas eficazes imediatas na resolução dos problemas, com vistas à garantia da saúde dos servidores. Antecipando a audiência, o SINTESPB já enviou à Superintendente do HULW, Flavia Cristina Pimenta, um documento, contendo várias recomendações, que objetivam evitar o contágio entre servidores e trabalhadores do HULW.

Entre as recomendações elencadas pelo SINTESPB constam: adotar medidor de temperatura na entrada principal, detectando alterações encaminhar para o teste; que as chefias façam um levantamento dos profissionais afastados por Covid-19 e caso os sintomas sejam confirmados, encaminhar de imediato para a realização do teste; ajuste do protocolo para atendimento de profissionais com suspeita de contaminação por Covid-19 no SOST; assegurar o mínimo de 4 máscaras cirúrgicas para plantões de 12 horas; porta exclusiva para entrada de profissionais, deixando a entrada da recepção só para pacientes.

O documento enviado pelo SINTESPB à Superintendência do HU relata que estão ocorrendo aglomerações com apenas uma entrada.

Denúncias e problemas na segurança de trabalho no HU podem ser enviadas através do e-mail do sindicato: sintespbestadual@gmail.com.