Sindicatos promovem várias atividades no Dia Nacional de Luta em defesa da educação

Os técnico-administrativo(a)s e professores(as) da UFPB, além do reforço dos servidores dos Institutos Federais da Paraíba participaram na manhã desta quinta-feira(10) de várias atividades de luta alusivas ao Dia de Mobilização Nacional pela valorização dos serviços públicos e planos de carreira com salários decentes para os profissionais da Educação Federal.

As manifestações tiveram início no começo da manhã, na entrada do CCHLA, onde um café da manhã deu à largada a um arrastão com panfletagem por todos os centros e no Hospital Universitário do campus I da UFPB.

A programação do Dia de Mobilização Nacional dos trabalhadores da Educação Federal na Paraíba foi concluída com um ato público no Centro de Vivência, regado por uma saborosa feijoada oferecida a toda comunidade universitária.
Na oportunidade, os manifestantes junto com os estudantes protestaram contra o aumento abusivo no preço da alimentação do restaurante universitário- RU que está sendo anunciado pela Reitoria.

Além da pauta específica do Dia de Mobilização Nacional, as manifestações em João Pessoa contaram também com o movimento dos assistentes sociais do Serviço Público federal que reivindicam a garantia do direito à carga de trabalho de 30 horas semanais, como já está previsto em lei.

O Dia de Mobilização Nacional na Paraíba foi organizado pelo Sintespb, Adufpb e Sintefpb, atendendo orientação das suas entidades nacionais como Fasubra, Andes-SN e Sinasefe. Na Paraíba, contou ainda com o apoio da Central Única dos Trabalhadores.

O objetivo dessa mobilização nacional é sensibilizar o Governo Federal para desenvolver uma negociação salarial que atenda aos anseios dessas categorias, cujas entidades representativas estão nessa quinta-feira, em Brasília, participando com o Governo na Mesa Nacional de Negociação Permanente.