Servidores do Centro de Educação recebem SINTESPB para discutir condições de trabalho

Os servidores técnico-administrativos do Centro de Educação receberam o SINTESPB na última sexta-feira (28/5) para discutir uma série de questões relativas às condições de trabalho que eles enfrentam, bem como para esclarecimentos sobre a regulamentação da jornada de trabalho na UFPB. Apesar de a reunião ter sido provocada pelos servidores, devido à urgência, o encontro marcou o início das visitas setoriais do SINTESPB aos locais de trabalho na UFPB.

Os servidores relataram que há uma infestação de mosquitos no CE e que, desde o retorno das atividades presenciais por parte dos TAEs, em outubro do ano passado, vários deles já foram afastados após contágio por dengue. Uma servidora testemunhou que chegou a desenvolver a versão hemorrágica da doença e precisou de internamento hospitalar.

Muitos se mostraram descontentes com a iniciativa da Reitoria de promover uma campanha de vacinação contra influenza apenas para professores, quando muitos ainda se encontram em trabalho remoto, enquanto os TAEs se expõem diariamente ao risco de contaminação e ficaram de fora da campanha.

Outra questão bastante discutida foram as condições estruturais de trabalho. De acordo com os servidores, várias salas não possuem ventilação adequada, ou aparelhos de ar-condicionado em funcionamento, e em alguns setores sequer as cadeiras se encontram em condições de uso. Há relatos ainda de muitas infiltrações e mofo em diversas salas. Inclusive, durante a reunião, no auditório do CE, alguns móveis precisaram ser deslocados por causa de goteiras no local. Para os trabalhadores, a administração exige a presença dos servidores durante as 40 horas semanais, mas não oferece condições dignas mínimas de trabalho.

Os trabalhadores do Centro de Educação também reclamaram da situação dos técnicos em assuntos educacionais, ocupantes de cargo de nível superior, altamente especializados, mas que são subaproveitados na instituição. Segundo eles, são muitos servidores que poderiam auxiliar as atividades docentes no planejamento e execução das aulas, por toda a universidade. Porém, foram todos deslocados para o CE, onde se encontram realizando tarefas administrativas menores, alguns servindo de secretários em departamentos e até fazendo controle de entrega de projetores.

Jornada

Muitos servidores reclamaram ainda dos critérios adotados pela universidade para a concessão da jornada ininterrupta. Além de a comissão responsável pela análise dos processos estar inativa desde o início da pandemia, a concessão das 30 horas semanais por indivíduo e não por setor cria situações de desigualdade entre servidores que desempenham a mesma função, já que alguns obtiveram o direito enquanto a outros foi negado.

Servidores do CE se auto-organizaram em um fórum para discutir condições de trabalho (Fotos: Alex de Souza)

Por fim, ficou acordado que o SINTESPB daria os seguintes encaminhamentos às demandas dos servidores:

• solicitação urgente de ações efetivas de combate à dengue nas dependências do Centro (na esfera administrativa e jurídica);
  • solicitar que a Comissão de Biossegurança atente para essas questões, não apenas para retorno seguro com relação à COVID;
  • Acionar o jurídico do sindicato contra os desmandos administrativos da Procuradoria e Reitoria;
  • Elaboração de um dossiê sobre estrutura física do Centro;
  • Aproximação com o fórum de servidores do CE para discutir questões de desvio de função, assédio moral etc.

Ficou acertada ainda a participação de um representante do CE no grupo de trabalho criado pelo SINTESPB para elaborar uma proposta de Plano de Gestão e Desempenho, com vistas à implantação do teletrabalho na instituição.

Estiveram presentes, representando a Direção Colegiada do SINTESPB, as coordenadoras gerais Eurídice Almeida e Rachel Melo e os coordenadores Alex de Souza e Rafaella Prado (Comunicação e Marketing Sindical), Rosane Maia (Assuntos Jurídicos, Previdenciários e Relações de Trabalho), Valdevino Neto (Educação, Ética e Formação Sindical) e Maria Gildete Araújo (HUs, Saúde, Medicina e Segurança do Trabalho), além do servidor Ednaldo Costa, representando o GT de teletrabalho.