Servidores da UFPB votam nesta terça-feira em assembleia sobre greve contra a PEC 241

Os servidores da Universidade Federal da Paraíba-UFPB decidem nesta terça-feira, em assembléia geral convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba-SINTESPB, se acatam a orientação da sua Federação Nacional-FASUBRA, de deflagração de greve contra a aprovação do Projeto de emenda constitucional- PEC 241, previsto para ser votado em segundo turno, na Câmara Federal, neste dia 25 e que retira diretos dos trabalhadores, congela o orçamento real das políticas sociais como educação e saúde por um período de 20 anos.

De acordo com a presidente do SINTESPB, Marizete Figueiredo, a proposta de greve que vai ser apresentada para a categoria será por tempo determinado e manterá em funcionamento os serviços considerados essenciais.

A mobilização contra a PEC 241 teve início nesta segunda-feira, quando os servidores técnico-administrativos e docentes realizaram uma paralisação de 24 horas. A programação do dia de repúdio às medidas contidas nesta PEC começou às 07:00 horas com panfletagem em frente ao Portão  principal do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes-CCHLA. Após a panfletagem, os manifestantes se dirigiram ao auditório da Reitoria onde estava sendo realizada a solenidade de abertura da Semana do Servidor. Na oportunidade, o SINTESPB foi representado pela presidente Marizete Figueiredo e a FASUBRA pela diretora Eurídice Almeida, convocaram a categoria para se integrar á luta contra a aprovação desse projeto, que está sendo denominado de PEC da Morte.

O Dia de paralisação foi encerrado com a realização de uma aula pública em frente ao Lyceu Paraibano, às 15:00 horas e logo após de um diálogo com a população nas paradas de ônibus do Parque da Lagoa, às 17:00 horas contra PEC 241. Atividade promovida pela Frente Povo sem Medo.