Servidores da UFPB integram a multidão que tomou conta das ruas de João Pessoa no Dia da Greve Nacional da Educação

Os técnico-administrativos em ensino superior da Paraíba, docentes e estudantes realizaram nesta quarta-feira, dia 15 de maio, em João Pessoa, e em outras cidades da Paraíba a “Greve Nacional da Educação” contra os desmandos do governo Bolsonaro ao setor, como o corte de verbas para as universidades, e desmonte da educação pública, de qualidade e gratuita.

Na capital paraibana, mais de vinte mil pessoas foram às ruas participarem da programação elaborada pelas entidades organizadoras do evento a exemplo do SINTESPB, ADUFPB, DCE, SINTEF, SINTEP, SINTEM, CNTE, representação estadual da UBES, além das centrais sindicais, partidos políticos de esquerda e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

A partir das 08:30 h, o Lyceu Paraibano começou a receber as caravanas de estudantes, professores, servidores, pais de alunos, sindicalistas e a população no geral. Um grande número de jovens tomou conta das ruas do Centro de João Pessoa dando um significado maior a essa manifestação, com suas palavras de ordem, performance, danças,  canto e alegria.

Na concentração, os representantes de entidades usaram da palavra denunciando o Governo Bolsonaro, que trouxe o retrocesso e vem implementando uma política de destruição de direitos para a população brasileira, em especial para a classe trabalhadora. A presidente do SINTESPB, Geralda Victor, abriu as falas, e disse que a luta estava apenas começando. “Nós vamos mostrar a esse Governo que ele não vai nos destruir, a educação é quem vai desmascarar esse mito criado pelas redes sociais e fake news”, destacou.

Às 11:00 horas, uma multidão saiu em caminhada do Lyceu Paraibano percorrendo o anel externo do Parque da Lagoa, Visconde de Pelotas e outras ruas que compõem a cidade baixa, em direção ao Ponto de Cem Reis, local onde estava acontecendo, simultaneamente, a Universidade na Praça, com exposição de pesquisa e extensão da UFPB, e também onde estavam  montadas tendas das entidades para apoio aos manifestantes. Na barraca do SINTESPB, foram distribuídos sanduíche e frutas, já na do SINTEF, refrigerante e água.

No encerramento do ato, por volta das 13:00 horas, discursaram alguns parlamentares da Câmara Municipal de João Pessoa e da Assembleia Legislativa, além dos representantes das Centrais Sindicais. Geralda Victor usou da palavra novamente em nome da central que representa, a CTB.

A programação do Dia Nacional de Greve da Educação na Paraíba, que foi o esquenta para a Greve Geral da classe trabalhadora, marcada pelas centrais sindicais para 14 de junho, terminou com uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa, através da deputada Cida Ramos.