Servidores da UFPB deliberaram em assembleia realizar greve no dia 18 de março

Em assembleia-geral convocada pelo SINTESPB – Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba, na manhã desta segunda-feira (09/03), os servidores da UFPB deliberaram, por unanimidade, aderir ao Dia Nacional de Luta em defesa do Serviço Público, da Educação Pública, estatais, emprego, salário, soberania, Defesa da Amazônia e Agricultura Familiar, marcado pelas centrais sindicais para 18 de março próximo.

O plenário também aprovou que o SINTESPB elaborasse um calendário de atividades de mobilização específico. A Direção do SINTESPB estará divulgando ainda esta semana a programação, que estará dependendo apenas do que for programado pelas centrais sindicais e outras entidades representativas da comunidade universitária.

A pauta da assembleia-geral constou ainda da escolha de delegados à Plenária nacional da Fasubra, nos dias 13, 14 e 15 de março em Brasília. De forma consensual entre as forças políticas ficou definido que a delegação do SINTESPB, com direito a sete representantes, será formada por uma pessoa a ser eleita pela Secretaria Sindical de Areia, e mais seis de João Pessoa, sendo três da força  ‘Por um Sintespb Diferente’ e três da Unidade na Luta.

Os servidores técnico-administrativos também discutiram outros assuntos que fizeram parte da ordem do dia da assembleia a exemplo dos planos de saúde, onde a presidente Geralda Vitor informou que foi renovado o convênio com a Funasa e outros planos estão sendo apresentados para servirem de alternativa à GEAP, que está ficando impraticável ao bolso do servidor técnico-administrativo, em decorrência dos índices exorbitantes de reajuste nas mensalidades, mesmo para aqueles servidores sindicalizados que estão acobertados pela liminar impetrada pelo advogado do Sindicato Ivamberto Carvalho.

O assessor jurídico do SINTESPB, Ivamberto Carvalho, falou sobre a defesa impetrada pelo sindicato contra a ação que tramita na Justiça pela chapa que ficou em terceiro lugar na disputa das últimas eleições do SINTESPB, pedindo intervenção.

Ele acrescentou que a diretoria já apresentou a defesa, onde, juntou toda a documentação contábil do SINTESPB referente à atual gestão, e, ainda, disponibilizou no seu site um link com a devida prestação de contas, inclusive, toda a documentação está à disposição dos sindicalizados que estiverem interessados a ver na secretaria do SINTESPB.