Servidore(a)s da UFPB aprovam adesão ao calendário de paralisação e mobilização da Fasubra

Os servidores técnico-administrativos da UFPB, filiados ao Sintespb, aprovaram, em assembleia extraordinária convocada pela entidade, que ocorreu na manhã desta quarta-feira(25),  o calendário de lutas elaborado pela Fasubra em parceria com o Fórum Nacional de Entidades  dos Servidores Federais-FONASEFE,  que prevê para os dias 07 e 08 de novembro próximo grandes mobilizações nacionais, inclusive com  caravanas a Brasília e dois dias de paralisação, onde for possível, com o objetivo de fortalecer a pauta unificada e as reivindicações específicas relacionadas às melhorias na carreira e PCCTAE.  Outra deliberação importante aprovada na assembleia extraordinária foi entrar com uma ação civil pública para tentar viabilizar as correções das contas pagas pelo Banco do Brasil relacionadas ao PIS/PASEP, atendendo sugestão da assessoria Jurídica do Sintespb, justificando que essa medida é a mais adequada porque não é cobrado honorário.  O advogado Ivamberto Carvalho, assim como a Assessoria Jurídica da Fasubra, não aconselha entrar na justiça de forma individual.

Foto: Lúcia Figueiredo

Quanto à questão do trabalho híbrido ou do Programa de Gestão e Desempenho – PGD – na Universidade Federal da Paraíba  foi deliberado iniciar um debate sobre o assunto através de reuniões setoriais e em todos os campi da universidade com vistas a  ampliar a discussão e reforçar a luta por sua implantação na UFPB.

Aprovados os três pontos de pauta, a mesa que dirigiu a assembleia, formada pelos coordenadores gerais Eurídice Almeida, Fernando Borges e Rafaella Meira Prado, abriu para o plenário poder dar e ouvir os informes. Os informes foram iniciados pelos jurídicos ainda na primeira parte da assembleia, quando se discutiu o PIS/Pasep. Após esclarecer sobre esse ponto e tirar dúvidas da categoria, Ivamberto anunciou que está para ser divulgada uma nova lista de nomes que irão ser contemplados com a ação dos 3.17%, podendo sair antes do final do ano. Ele também falou sobre a ação de abono de permanência que têm direito aqueles servidores que já possuem tempo de aposentadoria e ainda estão trabalhando, além de informar sobre o andamento da ação GEAP para quem possui o convênio, esclarecendo sobre a liminar que o Sintespb tem. Outros informes apresentados foram sobre o 14º Congresso Nacional da CUT, no qual o Sintespb foi representado por Eurídice Almeida e Lourdes Teixeira; o X FNCIS, realizado em Porto Alegre, que contou com a participação do coordenador jurídico Mauro Barbosa; a realização da festa do servidor público no próximo sábado, na sede social; a programação alusiva ao Outubro Rosa, que será realizada pelo Sintespb por meio das Coordenações da Mulher e de Saúde do SINTESPB e a apresentação da proposta já entregue ao Governo Federal pela Fasubra de melhoria no PCCTAE.