Representantes da Reitoria apresentaram para os técnico-administrativos da UFPB modelo de metodologia para o processo Estatuinte

Os servidores técnico-administrativos da UFPB atenderam a convocação do SINTESPB e participaram, na manhã desta terça-feira (26), no auditório do sindicato, da reunião onde foi apresentada a proposta de metodologia da Reitoria para a elaboração do novo Estatuto da universidade.

A reunião contou com a presença da pró-reitora de Planejamento da instituição, Elizete Ventura do Monte, que apresentou a proposta, o pró reitor de Gestão e Pessoa, Francisco Ramalho, além do chefe de Gabinete da Reitora, Margareth Diniz, professor Raimundo Barroso.

Concluída a apresentação do projeto de metodologia pela Pró-reitora de Planejamento, que está coordenando essa primeira etapa de elaboração, os técnico-administrativos tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas e também apresentar sugestões.

A Pró-reitora de Planejamento, Elizete Ventura, disse que o debate com os técnico-administrativos foi qualitativo. “Os servidores apresentaram importantes contribuições, perceberam detalhes que ainda não tínhamos observado, a exemplo da inclusão neste processo dos movimentos sociais e as representações das entidades da sociedade civil. O que se viveu hoje no SINTESPB retrata o momento atual, do auge da democracia participativa”, revelou. Ela acrescentou que a reunião com os técnico-administrativos foi de grande aprendizado.

Já o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Francisco Ramalho, elogiou a iniciativa do SINTESPB em iniciar essa discussão e achou o debate muito positivo. “O debate foi muito rico porque a categoria teve a oportunidade de apresentar o seu olhar, de traduzir a sua realidade, a sua experiência, tendo vez e voz”, ressaltou. Sobre a Estatuinte, Chico Ramalho afirmou ser de muita importância porque dará a possibilidade de se rever os instrumentos normativos da UFPB, num processo democrático e de construção coletiva.

O vice-presidente do SINTESPB, Severino Ramos, que coordenou os trabalhos da mesa, disse que ficou muito orgulhoso da participação da categoria, que tanto em nível de quantidade quanto de qualidade esteve presente, debatendo e apresentando suas valiosas contribuições. “Quero citar aqui a presença das nossas Secretarias Sindicais de Areia e Bananeiras, que através do seus representantes, prestigiaram o evento dando também suas contribuições, garantindo também a presença da equipe da Reitoria para essa discussão nos seus campi”, destacou. Ramos disse também que pela primeira vez na história da UFPB está havendo a disposição de se construir coletivamente, onde os três segmentos universitários estão envolvidos, na prática.

Os servidores que tiverem propostas de modificação da minuta de resolução sobre a metodologia do Processo Estatuinte podem encaminhar através do endereço eletrônico abaixo, que foi criado pela bancada dos representantes dos servidores técnico-administrativos no Conselho Universitário para esta finalidade. As sugestões podem ser encaminhadas até a próxima quinta à tarde, quando haverá nova reunião no Sintespb para sistematizar a proposta da categoria.

PARTICIPE:

PRÓXIMA REUNIÃO: 28/9, QUINTA-FEIRA, ÀS 14H, NO SINTESPB,

E-MAIL PARA PROPOSTAS: taenaestatuinteufpb@gmail.com.