Prova de vida continua suspensa para servidores aposentados e pensionistas até 31 de maio

A Diretoria de Aposentados e Pensionistas do Sintespb está informando ao segmento que em decorrência do aumento da propagação do coronavirus no país e mortes pela covid-19 e com vistas a evitar o contágio principalmente na população considerada do grupo de risco, como são os idosos, e também o colapso na rede hospitalar, o Governo Federal publicou a Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 32, na última terça-feira(16), estendendo o prazo de suspensão da obrigatoriedade da prova de vida anual para servidores federais de 31 de março para 31 de maio.

O Diretor João Manoel dos Anjos tranquiliza os aposentados e pensionistas filiados ao Sintespb que os proventos estão garantidos e que a categoria aposentada e pensionista não precisa de forma alguma arriscar a sua vida nem se aglomerar em filas de bancos para fazer a prova de vida. “Pedimos a cada um companheiro ou companheira encarecidamente para evitar filas de banco porque o contágio do coronavirus está muito elevado e não há necessidade. Temos até final de maio para resolver essa prova de vida. Ninguém vai ficar sem receber seus salários, então vamos nos resguardar e proteger nossa saúde, evitando contrair a covid que está matando com força em todo país e na Paraíba também”, ressaltou.

Desde o dia 18 de março de 2020, que os servidores públicos federais aposentados e também seus pensionistas estão desobrigados de efetuar o recadastramento anual de prova de vida, numa forma de prevenção e enfrentamento de emergência para garantir a saúde pública em tempos da pandemia do coronavírus.