Primeira Plenária do SINTESPB aprova documento com vários eixos de luta

A 1ª Plenária Estadual do SINTESPB reuniu, na última quarta-feira, durante todo o dia, no auditório da entidade e em outros espaços do campus I de João Pessoa, mais de 100 servidores técnico-administrativos da UFPB, UFCG e UEPB, para discutir as demandas da categoria no âmbito local e nacional e apontar soluções.

A abertura da plenária foi dedicada à apresentação dos informes locais e nacionais pela direção do SINTESPB e as secretarias sindicais. Logo após o plenário foi dividido por temas em cinco grupos de trabalho que discutiram os seguintes eixos: Relações de Trabalho e Política Sindical, Política de Formação, incluindo a capacitação, qualificação e avaliação; Política Salarial dos Servidores Técnico-Administrativos das universidades públicas; Hospitais Universitários e Terceirização no Serviço Público e Aposentados e Pensionistas.

Nos grupos de trabalhos, foi onde a categoria teve a oportunidade debater à vontade sobre todas as dificuldades, desafios e perspectivas de superação. Para a técnica-administrativa do campus de Areia, Maria de Lourdes, o momento nos grupos foi o mais rico porque propiciou uma igualdade de participação. “A organização desta plenária foi uma boa ideia por envolver a base nas discussões com igualdade de direitos, sem privilégio de grupos”, ressaltou ela. Lourdes disse também que o resultado da plenária é que será mais importante, “porque será uma resposta à FASUBRA que a categoria sabe elaborar e pensa e também serve pra mostrar à Federação o quanto ela errou no encaminhamento dessa greve”, desabafou a técnica do laboratório de análise do Hospital Veterinário de Areia.

Já o secretário geral do SINTESPB, Gideon Soares, disse que a realização desta primeira plenária se reveste da maior importância porque será determinante para orientar os trabalhadores e trabalhadoras do Ensino superior da Paraíba quanto a construção de um plano de ação que deverá constar das reivindicações da categoria para serem negociadas no âmbito local das universidades federais e estadual e também para enviar à FASUBRA, servindo como subsídio no processo negocial com o Governo Federal em relação aos seguintes itens campanha salarial 2015, alteração do Plano de Cargo, Carreira dos Trabalhadores Técnico-administrativos-PCCTAE; regulamentação da lei de greve, data-base para os servidores públicos entre outros.

Na qualificação dos servidores, Gideon citou também a abertura de vagas nos cursos de pós-graduação pelas três universidades do Estado, “que possibilitará a oferta à comunidade acadêmica dos serviços em horário ininterrupto, que significa o aumento de 06 a 9 h de trabalho , ou seja   de 920 horas a mais dedicados ao serviço público pelos servidores à população”, explicou o secretário geral do SINTESPB.

Concluída a parte de discussão e sugestão de propostas dos grupos, cada relator apresentou na plenária geral o resultado dos trabalhos em grupos que será referendado na assembléia geral do SINTESPB, a ser realizada na próxima semana.

O presidente do SINTESPB, Rômulo Xavier, disse que se faz indispensável que as propostas construídas passem pelo crivo da assembleia porque a plenária não tem caráter deliberativo” só depois iremos elaborar o documento definitivo para ser encaminhado à FASUBRA e ás universidades”, informou. Ele acrescentou também que ficou muito satisfeito com a plenária, principalmente com a participação e contribuição dada pela base da categoria.