Por uma cultura de paz, contra todas as formas de violência

O Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba – SINTESPB, vem a público manifestar sua mais veemente indignação com os lamentáveis fatos ocorridos na manhã da última quinta-feira, dia 18 de novembro de 2021, envolvendo duas Coordenadoras desta entidade, que culminaram com cenas de violência e registros policiais.

Inicialmente, cabe-nos informar que toda a direção está chocada com o fato ocorrido e, ao tempo que condenamos o uso da violência – em qualquer de suas formas – reafirmamos nossa solidariedade com todas as companheiras mulheres militantes, que, direta ou indiretamente são vítimas de uma conjuntura maior de estímulo à violência contra as mulheres.

O SINTESPB é formado por trabalhadores e trabalhadoras que querem avançar na organização da categoria e na defesa dos direitos dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba e que sempre esteve presente nas lutas do povo contra a opressão às minorias; por melhoria das condições de trabalho  e, principalmente o respeito aos direitos dos oprimidos.

O SINTESPB não compactua  com esse tipo de atitude, pois, a violência é um ato extremo e inaceitável num ambiente civilizado Ato este que divide os trabalhadores, fere mulheres e enfraquece nosso sindicato.

Reconhecemos que ainda há muito o que evoluir no combate ao racismo, machismo, homofobia,  na discriminação e opressão existentes em nossa sociedade. Como o movimento sindical não é uma ilha nesta sociedade capitalista, ele infelizmente acaba por  reproduzir estas opressões.

A partir desta compreensão, a direção provisória se compromete em solidificar a cultura de convivência pacífica e harmoniosa nesse espaço onde divergentes teses buscam consensos para defender as causas comuns a nossa categoria e a sociedade brasileira.

Sendo assim este lamentável episódio receberá o devido e merecido tratamento pelas instâncias previstas em nosso Estatuto.

Neste sentido, ao tempo que reafirmamos a necessidade de uma apuração imparcial, de acordo com o Art. 51 de nosso Estatuto, estamos nomeando imediatamente uma Comissão de Sindicância, neste caso composta exclusivamente por mulheres, para apurar em toda sua extensão o ocorrido e, assim que forem apontadas as responsabilidades, as medidas serão tomadas, com o rigor que o caso exige.

Colocamos nossa assessoria jurídica para acompanhar o desenrolar do processo, a partir do inquérito policial e da comissão de sindicância interna do SINTESPB seus desdobramentos, na busca da justa reparação e do que assim for responsabilizado pelo fato ocorrido.

Defendemos um sindicalismo democrático, com participação efetiva dos trabalhadores e trabalhadoras de forma  autônoma e livre de violência, racismo,  machismo, LGBTQI+fobia, intolerância e opressão, sempre na luta por melhores condições de vida e de trabalho.

Reiteramos nosso compromisso com a construção de um espaço sindical inclusivo pautado pela ética, respeito e livre de violência!

João Pessoa-PB, 22 de novembro de 2021

Direção Provisória Estadual