Por atraso no pagamento das APHs aos profissionais do HULW

O Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba- Sintespb  vem a público manifestar seu veemente repúdio pela não inclusão em folha de pagamento do mês de novembro/2021 dos valores relativos ao pagamento dos Adicionais dos Plantões Hospitalares  (APHs) e adicionais noturnos, de grande parcela das trabalhadoras e trabalhadores do  Hospital Universitário Lauro Wanderley – HULW, gerando enorme prejuízo no orçamento e nas mesas destes pais e mães de famílias, em pleno final de ano.

A Comissão de servidores do HULW, juntamente com a Direção do Sintespb, já procurou intervir para que o problema não se repetisse a cada mês, mas até o momento nada foi resolvido e um significativo número de profissionais continua cada dia mais revoltado com a falta de sensibilidade dessas chefias e da própria superintendência do hospital que não tem demonstrado interesse em resolver definitivamente essa grave pendência.

Em um jogo de empurra, a Direção do HULW justificou que o prejuízo está ocorrendo pela falta do envio da relação com os nomes dos profissionais de saúde em tempo hábil pelas chefias imediatas à Divisão de Gestão de Pessoas – DGP, para inclusão em folha de pagamento. As chefias negam esse atraso no envio.

A falta de transparência do uso desta verba não nos permite ver qual o saldo existente ou se o HULW estourou a rubrica destinada a esse pagamento em 2021 (o dinheiro que é reservado para isso) e está empurrando esse montante para o orçamento do ano que vem, em uma pedalada clássica.

Mas não é a primeira vez. Apesar do calendário de inclusão e pagamento ser uma Portaria nacional, com um calendário anual e rígido para inclusão e correção, de ter um setor específico e servidores dedicados à esta operação, este “erro” vem se repetindo frequentemente e tem provocado constrangimento e prejuízos ao bolso dos servidores, que já contam com esse dinheiro no seu orçamento mensal. A falta desse pagamento faz com que deixem de honrar seus compromissos, acumulando juros, multas, inclusão em cadastros negativos e ainda vão ter que arcar com um acréscimo na alíquota do Imposto de renda, cuja restituição só receberão em 2023.

Não podemos ficar calados diante da omissão por parte da administração do HULW que vem negligenciando esses profissionais, embora saiba que nesses plantões eles estão para garantir a prevenção, o tratamento e o combate às mais variadas doenças, inclusive a covid-19. É revoltante ver funcionários, que além de trabalharem, muitas vezes em condições precárias, enfrentando a falta de insumos e outros materiais, tenham que suportar atrasos de pagamento daquilo a que têm direito de receber.

Diante dessa situação, nós reafirmamos nossa rejeição a essa postura, denunciamos publicamente e nos solidarizamos com os trabalhadores e trabalhadoras do HULW que estão, em tempos tão sombrios e de insegurança, tendo que encarar mais esse desrespeito.

Trabalho realizado, trabalho pago!

Não ao calote dos adicionais no HULW!

Chega de empurra/empurra! Superintendência do HULW/EBSERH e Reitoria da UFPB trabalhem e resolvam o problema!

Todo apoio à luta de servidores e servidoras pelo pagamento dos APHs!

João Pessoa-PB, 18 de novembro de 2021

Diretoria Provisória do SINTESPB