Plenária do Sintespb exige convocação do Consuni para discutir nova portaria divulgada

A plenária realizada, na última quarta-feira(17), através de videoconferência, convocada pelo Sintespb, teve como um dos principais  objetivos   compartilhar com a categoria as informações sobre o trabalho e as ações desenvolvidas pela Comissão Intersetorial estruturante da política de retorno gradual e seguro às atividades presenciais na UFPB, criada pelo CONSUNI e nomeada no dia 27 de outubro de 2021, integrada pelo Sintespb,  Adufpb, DCE, representação dos Diretores de Centro dos 4 campi, da Comissão Institucional de Biossegurança, das Pró-Reitorias de Graduação (PRG) e de Gestão de Pessoas (PROGEP).

Na ocasião,  Ednaldo Costa e Rachel Melo, que representam o Sintespb na comissão, informaram que todos os membros trabalharam, intermitentemente, de forma conjunta e democrática,  durante 20 dias, na elaboração de uma minuta de resoluções que foi protocolada processualmente no último dia 16 para ser apreciada pelo CONSUNI.

Na entrega do documento, os membros da Comissão se reuniram com o gestor da UFPB, Waldiney Gouveia, que se prontificou a considerar o teor do documento e respeitar as determinações do Conselho Superior Universitário ao elaborar a nova portaria.

Promessa não cumprida, na opinião dos representantes do Sintespb, uma vez que a portaria de número 1179, divulgada na manhã desta quinta-feira(18), mesmo não determinando a volta imediata ao trabalho presencial, não se diferencia em quase nada da Portaria anterior. “Entendemos que a nova Portaria desconsidera o trabalho desenvolvido pela Comissão, que traz sugestões de segurança propostas pelas entidades representativas dos três segmentos da instituição”, avaliam Ednaldo e Rachel.

Encaminhamentos da Plenária:

Os técnico-administrativos presentes à plenária junto com a diretoria do Sintespb apresentaram alguns encaminhamentos para o fortalecimento da luta contra o autoritarismo da Reitoria da UFPB entre eles destacam-se a formação de uma comissão de biossegurança vinculada ao Sintespb, articular uma reunião com o Comitê pela autonomia da universidade,  manter a categoria mobilizada,  continuar exigindo  o respeito à decisão do CONSUNI e a convocação de um nova reunião do Conselho Universitário para discutir esse assunto.

Assembleia Geral

A plenária também indicou a realização de uma assembleia geral, que já foi convocada pela Coordenação Geral do Sintespb, na manhã desta quinta-feira, a ser realizada, de forma virtual,    na próxima terça-feira, 23 de novembro.

A categoria continuará firme na decisão de não se arriscar a ser contaminada pela covid-19  para não colocar em perigo a sua vida e de toda comunidade universitária e na luta pelo respeito às determinações do CONSUNI, órgão deliberativo superior da UFPB.

Vice gestora impõe censura em reunião do CONSUNI:

Além da novidade sobre a divulgação da Portaria 1179, aconteceu também nesta quinta-feira, um fato inusitado na história da UFPB.

Numa reunião ordinária do CONSUNI, que teve como ponto de pauta a conclusão da votação do auxílio estudantil, alguns conselheiros solicitaram a convocação da reunião extraordinária para discutir a política de retorno seguro ao trabalho presencial e ao apresentarem algumas questões de ordem, a Vice gestora da UFPB, que estava presidindo a reunião, não as levou em consideração.

Para criticar essa postura antidemocrática da mesa, o conselheiro e coordenador geral do Sintespb, Clodoaldo Gomes, tentou usar da palavra, mas teve seu microfone desrespeitosamente desligado, num  total flagrante da prática de censura e autoritarismo.

Em protesto,  ele se retirou da reunião e contou com a solidariedade de outros conselheiros que também resolveram abandonar a reunião.