Plenária da Fasubra aprova calendário e define 9 de junho como pontapé inicial da luta

A Delegação do SINTESPB presente na Plenária Nacional da Fasubra, realizada no último final de semana, em Brasília, discutiu durante três dias os principais assuntos que afligem a categoria e participaram de dois  painéis, abordando o teletrabalho e a garantia de direitos dos trabalhadores e  trabalhadoras e a democracia no Brasil e nas universidades.

A delegação fez uma análise positiva da plenária, que marcou o reencontro presencial, após dois anos de pandemia, com os companheiros e companheiras de luta dos demais estados e destacou como  deliberações importantes a aprovação do calendário de mobilizações, que já prevê a realização de um ato, nesta quinta-feira (9), chamado Ocupa Campi, em todas as universidades do país. O ato local está marcado para começar às 15h, com concentração na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, e caminhada até o Campus I da UFPB.

Outros encaminhamentos da plenária foram relativos à construção da greve unificada da Educação; realização do Encontro Nacional de Aposentados e Aposentadas e o apoio da Fasubra à candidatura de Lula para a presidência da República, orientando os sindicatos de base a lançarem os Comitês de Luta.

A delegação paraibana foi composta pelos técnico-administrativos Glaucia Viñas, Clodoaldo Gomes, Claudionor Crisóstomo de Sousa, Rachel Melo e Socorro Batista, que estiveram reunidos com mais de 150 delegados e delegadas, representando instituições de todo o país.

Delegados e delegadas estaduais na Plenária Nacional

Confira os informes apresentados pelo SINTESPB na plenária

Informamos que no dia 04/05 foram realizadas as eleições para Direção Estadual Colegiada, Secretarias Adjuntas Colegiadas e Conselho Fiscal do Sintespb, triênio 2022/2025, com posse no último dia 13/05. Destacamos que, pela primeira vez na história da entidade, temos a maioria das Coordenações ocupadas por mulheres, incluindo duas coordenadoras gerais dentre três. Um importante indicativo de emancipação e representação feminina nas instâncias políticas sindicais na Paraíba.

Em relação ao movimento grevista, informamos que estamos participando do calendário de lutas e entendemos a importância em aderir a uma greve de forma unificada da educação.

A base se encontra em um processo de luta contra a Cessão compulsória de mais de 600 servidores RJUs lotados no Hospital Universitário Lauro Wanderley – HULW para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, realizada pelo interventor que ocupa a Reitoria da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. A Direção do Sintespb mobilizou dezenas de trabalhadores do hospital, que ocuparam o gabinete da reitoria. Como resultado desta empreitada, e em articulação com Diretores de Centro, outras entidades sindicais que também representam esses profissionais da área de saúde, parlamentares e Ministério Público Federal, foi obtida a suspensão temporária da Portaria de Cessão. Na próxima terça-feira, dia 07/06, haverá uma audiência pública para tratar amplamente do assunto e buscar a negociação para a revogação da Portaria.

Confira também o relatório da FASUBRA: