Nota pública em apoio ao movimento estudantil na Universidade Federal da Paraíba

O SINTESPB vem prestar solidariedade à luta dos estudantes da Universidade Federal da Paraíba contra a gestão ilegítima do reitor Valdiney Gouveia. Na última sexta-feira, 30 de setembro, o movimento estudantil esteve presente na reunião do CONSUNI para exigir do Conselho a apreciação do dossiê que lista os desmandos cometidos pelo atual gestão, que despreza e desrespeita continuamente as instâncias democráticas e deliberativas da instituição. Isolado e sem apoio político dos conselheiros, o reitor encerrou a reunião sem a apreciação da questão, o que provocou uma confusão generalizada. Agora, tenta criminalizar o movimento estudantil pela sua inabilidade política.

Agora, servindo como linha auxiliar do governo genocida, lança nota pública vergonhosa endossando mais um confisco milionário de orçamento anunciado pelo MEC nesta quinta-feira, numa tentativa de justificar o injustificável. Apenas este ano, foram mais de R$ 3 bilhões retirados do MEC para manter o fluxo de caixa do “orçamento secreto”, carro-chefe da corrupção do governo federal.

Não é a primeira vez em que o reitor Valdiney Gouveia desrespeita a comunidade acadêmica ao desafiar as decisões do Conselho Universitário e atacar seus integrantes. Em sua passagem desastrosa pelo comando da UFPB, este senhor já destilou seu machismo contra uma conselheira, cassou o direito de fala do representante dos servidores técnico-administrativos, desconsiderou as medidas sanitárias elaboradas para controle da pandemia no retorno presencial e chegou, inclusive, a ameaçar a vida dos trabalhadores ao determinar a retomada do trabalho presencial no auge da segunda onda, quando a letalidade da pandemia era altíssima e os hospitais estavam sobrecarregados. É importante lembrar também que essa gestão tenta expulsar judicialmente o SINTESPB, a ADUFPB e o DCE do Campus I, alegando a cobrança de aluguéis absurdos.

Com a retomada das reuniões presenciais do Conselho Universitário, sem o conforto das transmissões on-line, o reitor está sendo confrontado diretamente pela comunidade acadêmica pelos seus desmandos. Sem argumentos, prefere a truculência, permitindo e provocando a presença de forças policiais fortemente armadas para tentar calar o protesto estudantil contra sua presença indesejada.

Convocamos nossa categoria a lutarmos juntos contra essa gestão ilegítima, negacionista e anticientífica, fortalecendo a mobilização dos que realmente fazem a Universidade Federal da Paraíba contra o obscurantismo bolsonarista que Valdiney Gouveia e sua gestão representam.