Nota de Repúdio – Contra a perseguição por atividade sindical

O Sintespb vem a público repudiar a decisão arbitrária da Chefia e vice-chefia do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) de devolver à Direção de Centro do CCHLA (Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes) o companheiro Clodoaldo Gomes de Oliveira, coordenador geral de nosso sindicato, e recém-empossado na Coordenação de Educação da Fasubra.
Na justificativa de sua dispensa, a Chefia coloca que o motivo da perseguição ao servidor é “o desenvolvimento de atividades não institucionais”, o que claramente nos remete às atividades sindicais desenvolvidas pelo companheiro. Tal postura demonstra uma total falta de compromisso institucional por parte desta Chefia. Perseguir um servidor que tem décadas de luta em defesa da UFPB, tanto como estudante, como sindicalista e conselheiro universitário é um desserviço à instituição. Clodoaldo sempre esteve na linha de frente da luta por autonomia e pela democracia universitária, por mais recursos para a instituição, pela ampliação dos programas de capacitação e qualificação de seus servidores técnico-administrativos. Até sua dissertação do mestrado profissional versou sobre a problematização da gestão universitária da UFPB.
E a motivação é tão descarada que a decisão da dispensa se deu logo após Clodoaldo Gomes retornar de seu primeiro plantão na Direção da Fasubra e no meio do ato do Dia Nacional de Luta da Educação Federal. E não é a primeira vez: Em meados do ano passado, nosso Coordenador Geral foi removido de ofício pela Chefia para a Coordenação de Medicina, sem nenhum debate prévio, desorganizando completamente a vida do servidor.
A referida Chefia deve achar pouco a perseguição aos militantes estudantis e sindicais da Interventoria da UFPB e sua tentativa de despejar os sindicatos de dentro da UFPB. Resolveram despejar nosso bravo companheiro de seu departamento, em nome da manutenção da sua “excelência” de gestão.

ABAIXO A PERSEGUIÇÃO NA UFPB!

LUTAR NÃO É CRIME!