NOTA AOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS E AO PÚBLICO EM GERAL

ENQUANTO GOVERNO ATACA A CATEGORIA, OPORTUNISTAS PREFEREM ATACAR O NOSSO SINDICATO

O cenário brasileiro atual tem sido marcado pela polarização política, pelo desmonte do serviço público, pela desvalorização do servidor com achatamento salarial, pela retirada de direitos, etc.. Os sindicatos, como entidades representativas das lutas e de defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, também são alvo de todas as manobras possíveis e inimagináveis, para que sejam banidas das suas representações de classe.

Como se não bastasse todos os ataques externos acima citados, a atual gestão do SINTESPB vem sendo perseguida e atacada por um grupo de servidores inconformados em ter sido rechaçados pela categoria nas últimas eleições para a Direção Executiva Estadual do Sintespb, ao ter ficado em último lugar na disputa, obtendo apenas 189 votos, menos de 25% dos votos obtidos pela chapa vitoriosa.

Neste sentido, entendemos que a categoria dos técnico-administrativos, a qual temos a honra de representar, tendo sido eleitos com 842 votos, e toda a comunidade acadêmica precisa tomar conhecimento dos fatos:

1 – No dia 14/11/2019, o sr. Mauro Barbosa, servidor técnico-administrativo, lotado na Reitoria, entrou com o processo judicial número 0000788-56.2019.5.13.0003, na 3ª Vara do Trabalho, contra a nossa gestão, alegando falta de transparência na prestação de contas. Além de nos expor enquanto indivíduos, quando citados e tendo que comparecer à justiça, expôs também a toda uma coletividade, a qual representamos na condição de dirigentes deste sindicato.

2 – No dia 09/12/2019, fomos a audiência, tendo na ocasião apresentado os documentos necessários para prestação de contas, os quais, inclusive, constam no site do Sintespb. Por fim a juíza julgou extito o processo. Inconformado, o sr. Mauro Barbosa e seu grupo entrou novamente na justiça, agora requerendo a destituição de toda a diretoria e já nomeando para a direção do sindicato o grupo que, pelas vias democráticas, não conseguiu se eleger.

Mas não há o que temer. Nós, que compomos a gestão “Por um SINTESPB DIFERENTE” (2018-2021), encabeçada pela combativa Geralda Victor, somos um grupo formado por pessoas sérias, idôneas e comprometidas com a luta da categoria. A frente do Sintespb, nossa gestão tem mantido a independência política frente aos governos federal e estadual e aos reitorados das três universidades em que temos base (UFPB, UFCG e UEPB); ao lado das demais entidades que defendem a Educação, estivemos na linha de frente em nosso Estado das gigantescas manifestações contra o Future-se; enfrentamos uma verdadeira guerra, com ocupações do Conselho Universitário da UFPB e do Gabinete da Reitora para garantir o avanço no processo de flexibilização da jornada de trabalho.

Temos nos esforçado bastante para dirigir um sindicato extremamente plural e complexo, numa conjuntura imensamente desfavorável para a classe trabalhadora. Sem falar que nossos diretores acumulam o desempenho de suas responsabilidades sindicais com suas atividades laborais.

Por fim, conscientes de que honramos a confiança a nós depositada, nos colocamos à disposição de toda comunidade universitária para quaisquer esclarecimentos da nossa atuação, sejam estes de ordem financeira, jurídica ou administrativa.

A DIRETORIA