Sintespb promove nesta sexta-feira debate sobre as mudanças na aposentadoria

O segmento dos Aposentados, aposentandos e pensionistas filiados ao Sintespb e demais interessado (a)s da categoria técnico–administrativa das universidades públicas da Paraíba se reúnem nesta sexta-feira(17), a partir das 9 horas, de forma híbrida, com pequeno grupo no auditório do sindicato em João Pessoa (máximo de 50% da capacidade) e pela internet, de forma virtual, através de link https://meet.google.com/rgn-sfje-soi, para discutir as mudanças na aposentadoria e as consequências ao servidor(a).

Como expositoras do tema estão confirmadas as Coordenadoras de Aposentados da Fasubra, Maria Tereza Fuji e Elma Dutra, além de uma representante da Pró-Reitoria de Gestão e Pessoas da UFPB. A mediação do debate está a cargo do Coordenador de Aposentados, pensionistas e Assuntos Previdenciários do Sintespb, Manoel Alves de Sousa, o Hulk.

Ele destaca a importância da participação de todos e todas nesse evento. “Na ocasião vamos poder tirar nossas dúvidas sobre questões relevantes como a necessidade ou não de averbar tempo de serviço ou se a migração para o INSS trará prejuízos, entre outras, portanto esperamos vocês”, conclamou Hulk.

Segundo a Coordenação Geral do Sintespb, as mudanças e alterações na vida funcional dos aposentados e aposentandos na UFPB estão causando dificuldades para parte do segmento, em  especial, aquelas pessoas idosas que não dominam a internet, daí a necessidade da realização desse debate.

É fundamental ouvir a orientação da Fasubra e da Gestão de Pessoas da UFPB da universidade para esclarecer à categoria como proceder para não perder prazos e evitar eventuais prejuízos futuros”, explicou Ednaldo Costa, um dos coordenadores gerais da entidade.

A Coordenação Geral do Sintespb entende ainda que é preciso debater a centralização das aposentadorias federais no INSS para compreender as consequências da mudança para o servidor.