MOÇÃO DE APOIO AO MOVIMENTO DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO É APROVADA PELO CONSUNI DA UFPB

O Conselho Superior Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio desta moção, expressa seu apoio ao legítimo exercício do direito de greve da categoria dos(as) Servidores(as) Técnico-Administrativos(as) em Educação (TAEs), destacando sua pauta pela recomposição do orçamento das IFES e a reestruturação da carreira, buscando torná-la moderna e com uma remuneração compatível com outras carreiras do serviço público federal, de forma a atrair e garantir a permanência de milhares de servidores que – recém contratados -, abandonam os postos de trabalho nas universidades em troca de melhores oportunidades em outras instituições, em uma das maiores taxas de desligamento do serviço público.

O cumprimento da função educativa, social, acadêmico-científica, cultural e tecnológica da universidade pública brasileira encontra, no trabalho dos(as) servidores(as), uma dimensão fundante. Neste sentido, a valorização da carreira é imprescindível.

Tendo em vista o exposto, o CONSUNI da UFPB, reunido extraordinariamente no dia 19 de março de 2024, vem prestar seu apoio à greve nacional dos TAEs, deflagrada no dia 11 de março, com adesão dos trabalhadores dos campi da UFPB em João Pessoa, Areia, Bananeiras e Litoral Norte, por compreender sua importância em contribuir para o processo de fortalecimento da educação pública brasileira.