Mobilização da comunidade universitária derrota minuta golpista da Reitoria

A mobilização dos três segmentos que formam a comunidade universitária da UFPB  conseguiu adiar pela segunda vez a votação, pelo CONSUNI, da resolução sobre as mudanças no processo eleitoral para escolha do próximo reitor, apresentada pela reitora Margareth Diniz, baseada na Medida Provisória 914/19, baixada pelo Governo Bolsonaro, que dispõe sobre a retirada da autonomia das universidades, acabando entre outras conquistas com a paridade de votos.

Na semana passada (28/02), a reitora convocou, extraordinariamente, o CONSUNI para aprovar essas mudanças, mas a presença massiva dos servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes na reunião, exigindo a retirada da resolução , fez com que a decisão sobre o assunto fosse adiada por mais oito dias.

Neste período,  foram realizadas assembleias em vários centros da UFPB  com o objetivo de discutir e deliberar sobre a resolução.  Alguns centros a exemplo do CCTA, CCHLA, Centro de Educação, CCSA, Centro de Ciências Médicas, CCJ, Areia, Bananeira e Litoral Norte  aprovaram rejeitar a resolução e elaboraram uma nota para ser lida na reunião  do CONSUNI.

O SINTESPB continua rechaçando  a resolução da Reitoria e a forma autoritária como a reitora está se posicionando. Primeiro em colocar para votação, às pressas, sem discussão com a comunidade acadêmica mudanças que ferem a autonomia da universidade e depois a postura adotada nesta sexta-feira, quando, sabendo que os três segmentos da universidade  tinham conseguido reverter a aprovação das medidas, ela, antidemocraticamente, retira a resolução de pauta e encerra a reunião.

O secretário geral do SINTESPB, Clodoaldo Gomes, reconhece que houve vitória na mobilização da comunidade universitária sobre esse assunto, mas criticou a suspensão dos trabalhos do CONSUNI pela reitora. “Mais uma vez a reitora não perdeu a oportunidade de praticar mais um gesto autoritário ao encerrar monocraticamente a reunião  sem dar espaços aos conselheiros  para falarem  e darem  os encaminhamentos das  assembleias realizadas pelos centros de rejeição à minuta”, destacou.

Após o encerramento da reunião pela reitora Margareth Diniz, os estudantes, técnico-administrativos e professores realizaram um ato de protesto no Hall da Reitoria, gritando  palavras de ordem e exigindo que o Conselho Universitário, em respeito à vontade da comunidade universitária, rejeitasse integralmente a minuta eleitoral apresentada pela Reitoria e só voltasse a debater o assunto, após o posicionamento do Congresso Nacional sobre a MP 914.