Luta pela destituição do interventor na UFPB avança: decisão pode sair no dia 14 de junho

A luta pela destituição do interventor da UFPB, Valdiney Gouveia, e sua vice, Liana Filgueira, se aproxima de um desfecho favorável à comunidade universitária. A decisão pode sair na próxima reunião do Consuni, Consepe e Conselho Curador, que formam o conselhão, marcada para o dia 14 de junho.
A reunião conjunta dos 3 (três ) conselhos deliberativos da UFPB (CONSUNI, CONSEPE e Conselho Curador) nesta segunda-feira(29) com o objetivo de apreciar , discutir e deliberar sobre o dossiê apresentado pelo Comitê em defesa da autonomia da UFPB e contra a intervenção , que terminou no final da tarde, não contou com a presença dos representantes da Reitoria, mas foi realizada .
A vice- reitora da UFPB, Liana Filgueira, alegou problemas de saúde para não conduzir a reunião, no lugar dela assumiu a presidência, o professor decano da UFPB, Zaqueu Ernesto da Silva; também abandonou a reunião o relator do processo e nem compareceu à reunião o coordenador da Secretaria de Órgãos Deliberativos da Administração Superior da UFPB- SODS, José Neto.
Para dar continuidade à reunião, o presidente em exercício, professor Zaqueu nomeou o professor Jailson José Gomes da Rocha, presidente do Fórum de Diretores de Centro, como relator do processo. Ao assumir a relatoria, o professor Jailson abriu para o debate sobre o dossiê, onde os membros do Comitê em Defesa da Autonomia Universitária apresentaram as principais denúncias apuradas na atual gestão de Valdiney, a exemplo de ações antidemocráticas, assédio moral entre outros atos de irregularidades e ilegalidades.
Como deliberação dessa reunião, o relator estipulou um prazo de 10 dias para que a Reitoria possa apresentar sua defesa em relação às denúncias constantes no Dossiê elaborado pelo Comitê em Defesa da Autonomia Universitária e contra a intervenção na UFPB, integrado por representantes dos técnico-administrativos, docentes e estudantes.
Para o Sintespb, a reunião do Conselhão dessa segunda-feira foi positiva e aponta para a vitória da luta da comunidade universitária de ver sua vontade, manifestada através do voto democrático, respeitada.