Festa comemorativa ao 8 de Março do Sintespb é marcada por palestra sobre assédio na UFPB e homenagem à primeira mulher presidenta da entidade

Na manhã desta terça-feira (21), o SINTESPB realizou evento alusivo à comemoração do Dia Internacional da Mulher, contando com palestra da Professora do Departamento de Serviço Social da UFPB, Nívea Pereira , e sessão de beleza e autocuidado com a esteticista Tayse Marcela. O evento, organizado pela Coordenação de Mulheres composta por Ana Paula Lima e Maria Rita, teve início com a performance da servidora sindicalizada Digenalva (“Dida”), que cantou à capela a música “Mulher, sexo frágil”, de Erasmo Carlos.
Logo em seguida a vice-coordenadora do Comitê de Políticas de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, Nívea Pereira, apresentou o papel do CoMu e sua finalidade, mostrando também a estrutura do Conselho Gestor. Ela afirmou que, a partir de abril, a resolução do CoMu será revisada para inclusão de representações do SINTESPB e ADUF.
Em sua fala, Nívea informou que, atualmente, o CoMu atende 100 mulheres vítimas de violência dentro dos 4 campi da UFPB, sendo a maioria delas servidoras técnico-administrativas. “É um desafio reconhecer a violência sexual como uma questão trabalhista”, disse, trazendo à tona a necessidade dos sindicatos possuírem assessoria jurídica para atender de forma preliminar as servidoras em situação de violência antes de encaminhá-las ao CoMu.
“Se a gente reconhece que o ‘assédio sexual’ é uma questão trabalhista, então a assessoria jurídica tem que dar conta”, completou. Por fim, a professora exibiu a Cartilha de Prevenção ao Assédio Moral, do TST e CSJT (link no final da matéria).
A comemoração programada pela Coordenação de Mulheres do Sintespb constou ainda de sorteio de brindes e uma homenagem à primeira mulher presidenta dessa entidade, a servidora técnico-administrativa Luciana Rangel, que foi também dirigente da FASUBRA. Também foi feita uma homenagem póstuma a Mariane de Oliveira Silva, recentemente falecida, que também exerceu cargos na direção do Sintespb e da FASUBRA. O evento finalizou com um delicioso “Brunch”.

Link para acesso à cartilha:

Link do CoMu: