Entrega de dossiê contra a intervenção foi marcada por ato de protesto na UFPB

Na manhã desta quarta-feira (25), o Comitê de Mobilização pela autonomia e contra intervenção na UFPB, integrado pelo Sintespb, ADUFPB e movimento estudantil, realizou uma manifestação política na rampa da Reitoria para marcar o ato de entrega à Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior- SODS de um dossiê solicitando aos Conselhos Superiores da instituição a destituição do reitor interventor Valdiney Gouveia.

A entrega foi realizada por representantes dos três segmentos presentes, que também fizeram uso da palavra. O Sintespb foi representado na ocasião por um dos coordenadores gerais, Ednaldo Alves Costa, além das coordenadoras de Administração e Patrimônio, Lourdes Teixeira e Edna Morais, contando ainda com a presença de Rafaella Meira Prado, coordenadora de Comunicação Sindical e Rômulo Xavier, Coordenador de Finanças.

Segundo Ednaldo Costa, o dossiê, elaborado pelo Comitê de Mobilização em defesa da autonomia universitária, traz uma série de denúncias de ações autoritárias praticadas nesses cerca de 09 meses de reitorado do interventor Valdiney Gouveia. “ São denúncias de repressão, censura, ataques a entidades representativas e movimentos, descaso com as condições de vida de estudantes e trabalhadores, sem falar na postura da gestão totalmente subordinada ao alinhamento ideológico com a extrema direita, que se reflete em prejuízos à imagem da UFPB e ao desenvolvimento da Ciência”, destacou.

Ele lembrou que o Sintespb só não foi despejado, injustamente, de suas sedes nos campi de Areia, Bananeiras e João Pessoa, devido à resistência da categoria e ao apoio da maioria dos membros do CONSUNI, que se opuseram à vontade de Valdiney.

Já a coordenadora de Administração e Patrimônio do Sintespb, Lourdes Teixeira, revelou que o momento vivenciado nesta quarta-feira refletiu a disposição da comunidade acadêmica da UFPB de lutar contra o processo de intervenção na universidade.

“Desde que o professor Valdiney Gouveia foi indicado pelo desgoverno genocida do Bolsonaro,  sendo o  menos votado no processo eleitoral, que o Comitê vem promovendo esses momentos de resistência e lutas contra a intervenção e se mantém, cotidianamente, em diálogo com as entidades sindicais e estudantis. Vale registrar  a atuação significativa do  Sintespb  nesse comitê desde a sua criação e destacar a presença dos servidores e servidoras de nossa base, como também o papel  dos coordenadores e coordenadoras da atual diretoria, que é de grande importância”, ressaltou Lourdes.

De acordo com a Diretoria do Sintespb, a luta nacional da FASUBRA para restaurar a democracia e garantir a autonomia universitária não vai cessar até que seja respeitada a vontade da maioria, e que sejam empossados os escolhidos pela comunidade universitária.

Após algumas resistências por parte do reitor, que fechou os acessos da reitoria tentando barrar os manifestantes e não queria receber as entidades representativas, o documento enfim foi protocolado na SODS no final da manhã e o inteiro teor deste dossiê será disponibilizado a toda comunidade universitária.