+0 - 0  by /Nenhum comentário

Edital de Convocação das Eleições

Publicado edital que convoca eleições para a Direção Colegiada do SINTESPB, Secretarias Sindicais Adjuntas e Conselho Fiscal

Foi aprovado em reunião da Direção Estadual Provisória, realizada nesta sexta-feira(14) o Edital de convocação das eleições para a Diretoria Estadual Colegiada, Secretarias Sindicais Adjuntas e Conselho Fiscal do SINTESPB, referentes ao triênio 2022/2025, cujo pleito foi marcado para o dia 16 de março de 2022.

De acordo com o Edital, assinado pelos Coordenadores Gerais, Ednaldo Costa, Rachel Melo e Clodoaldo Gomes, as inscrições de chapas ocorrerão entre os dias 14 e 15 de fevereiro de 2022, no horário de 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, na Sede do SINTESPB – Campus I da UFPB em João Pessoa, para a Diretoria Executiva Estadual e Conselho Fiscal.
Já para as Secretarias Sindicais Adjuntas, a inscrição deverá ocorrer nas sedes das respectivas Secretarias, com cópia remetida para o e-mail institucional da Direção Estadual.

O Edital prevê ainda que, caso ocorra algum impedimento no recebimento das inscrições de chapas, por parte de qualquer uma das Subcomissões, a inscrição poderá ser enviada através de documentos digitalizados em PDF para o e-mail oficial do SINTESPB, e o original postado via Sedex para a Comissão Eleitoral no Campus I da UFPB.

Pandemia e calendário eleitoral

Como as eleições são presenciais e preocupados com o crescimento do quadro da pandemia de Covid-19, com a disseminação da variante omicron, associada ao aumento de casos da gripe H3N2, o Edital traz ainda a possibilidade de que, de forma excepcional e justificada, estas eleições possam ter seu calendário alterado, seja alterando a data das eleições, seja prorrogando por mais alguns dias o mandato da atual direção, desde que devidamente justificado e após realização de plebiscito consultando os sindicalizados, conforme preceitua o Art. 10, § 8º do novo Estatuto da entidade.

A inscrição para concorrer à Direção Estadual Colegiada, Secretarias Sindicais Adjuntas e Conselho Fiscal será feita por chapas completas, com o preenchimento de todas as vagas, garantindo-se um percentual de 30% (trinta por cento) de mulheres na composição das direções sindicais.

Para dirigir o processo eleitoral, a Coordenação Geral do SINTESPB também está nomeando, através de Portaria, a Comissão Eleitoral que irá conduzir as eleições e apuração dos votos.

Novidades

A grande novidade destas eleições é que ele obedecerá ao critério da proporcionalidade direta e qualificada entre as chapas concorrentes, de forma que todas as chapas que atingirem um determinado percentual de votos farão parte da direção colegiada, de acordo com a quantidade de sufrágios de cada uma.

Outra novidade é que a reforma dos estatutos aprovada no XVI CONSINTESPB garantiu que os sindicalizados que tenham ingressado no sindicato até o mês de dezembro de 2021 estão aptos a votar e serem votados nestas eleições.

Clique aqui para baixar o edital em PDF
+ 0 - 0

  Comentários do artigo

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.