Direção do SINTESPB se reúne com Reitoria da UFPB para discutir pauta da categoria

A Direção Colegiada do Sintespb se reuniu com o reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia, na tarde desta terça-feira (17), para discutir a pauta da categoria, já apresentada anteriormente, que consta de questões urgentes a serem resolvidas para os servidores técnico-administrativos dessa universidade, a exemplo do assédio moral, cessão de servidores à EBSERH, jornada ininterrupta e trabalho remoto.
O reitor esteve acompanhado na audiência pela vice-reitora, Liana Filgueiras, pelo Pró-Reitor de Planejamento Paulo de Tarso Costa Henriques, pelo ouvidor geral, Hermann Hrdlicka e o representante da Comissão de Ética, Manoel Lopes de Macedo Neto.
O primeiro ponto de pauta a ser discutido foi a questão do assédio moral, cujas denúncias vêm sendo feitas pela categoria ao Sindicato, sendo, inclusive, um dos casos motivo de investigação pelo Ministério Público e que foi noticiado por um dos sites locais. Sobre esse assunto o reitor revelou que não estava a par e como a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Rita de Cassia, que está relacionada à apuração da denúncia, não pode comparecer, ele agendou para a próxima quarta-feira uma reunião para se discutir especificamente este assunto. Adiantou que dará no máximo sete dias para que a PROGEP responda ao Sintespb e ao Ministério Público as providências a serem adotadas sobre os casos denunciados de assédio moral.
Quanto à polêmica sobre a cessão dos servidores do Regime Jurídico Único à Empresa de Serviços Hospitalares, a direção colegiada do Sintespb exigiu uma solução definitiva, uma vez que essa posição de ficar prorrogando portaria está deixando os servidores inseguros e apreensivos. Valdiney disse que a definição desse impasse deve ser resolvida pelo próprio Ministério Público, porque foi de onde partiu o questionamento. “Então é de lá que deve sair o arquivamento do processo de cessão. Proponho uma audiência com o Sintespb e MPF, onde vocês levarão as justificativas e se o Ministério Público acatar, por mim fica resolvido”, destacou. Ele acrescentou que o mais rápido possível irá agendar a audiência com o Dr. Godoy e comunicará na reunião da quarta-feira da próxima semana ao Sintespb a data.
Sobre os dois últimos pontos de pauta relacionados à flexibilização do trabalho, após ouvir os diretores do Sintespb fazer a defesa da importância da flexibilização, o reitor propôs uma reunião específica sobre o tema com a presença também dos diretores de centros. O Sintespb solicitou que a reunião fosse aberta para a participação dos técnico-administrativos.
Para a direção colegiada do Sintespb, a audiência com o reitor foi produtiva, já que foram discutidos e encaminhados todos os pontos, sem haver grandes divergências e negação. No entanto, acredita que para haver conquista em todos os itens apresentados vai necessitar da luta e mobilização da categoria.